Fisica - experimento 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características dos metais:

Condutibilidade: térmica, elétrica;
Ductilidade: capacidade de ser transformada em fios;
Maleabilidade: ser maleável, e ter a capacidade de ser transformado em uma lâmina;
Elasticidade: ser esticado e voltar ao normal;
Tenacidade: resistência à tração;
Ponto de fusão e ponto de ebulição altos;
Possuem 1 a 3 elétrons na última camada.
possuem 4 e 5 de eletronsna sua ultila forme de se normalizar:
químicos sendo geralmente descrito como um aglomerado de átomos com caráter metálico em que os elétrons da camada de valência fluem livremente. Os metais são um dos três grupos dos elementos distinguidos por suas propriedades de ionização e de ligação, junto com metalóides e não-metais. Na tabela periódica, a linha diagonal entre o dúteis e maleáveis, temgeralmente um alto ponto de fusão, são geralmente duros, de cor amarelada, e conduzem electricidade e calor. Tem estas propriedades principalmente porque cada átomo exerce somente uma fraca atração nos elétrons mais externos (elétron de valência); assim, os elétrons de valência formam um tipo de nuvem em torno dos átomos (teoria de bandas). A maioria dos metais são quimicamente estáveis, com a exceçãonotável dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontrados nas duas primeiras colunas da esquerda da tabela periódica.

Resumindo, a ligação metálica ocorre entre dois átomos de metais. Nessa ligação todos os átomos envolvidos perdem elétrons de suas camadas mais externas, que se deslocam mais ou menos livremente entre eles, formando uma nuvem eletrônica (também conhecida como "mar deelétrons").

Definição

As ligas metálicas[->0] nada mais são do que a união de dois ou mais metais[->1], podendo até apresentar semimetais[->2] e não-metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos.
Geralmente, as ligas metálicas são preparadas da seguinte forma:
Primeiramente aquece os metais juntos até sua fusão completa, e depois os deixa esfriar até ficar sólido novamente.
As ligasmetálicas apresentam uma propriedade física e química muito diferente dos elementos com que ela é formada, pois, temos que levar em consideração vários fatores, como por exemplo: a quantidade e as propriedades de cada elemento utilizado para formar a liga, a estrutura[->3] da liga, entre outros fatores.
Os tratamentos que a liga sofre também variam suas propriedades, como, por exemplo, aquecimentoseguido de resfriamento, martelamento, laminação.
O aquecimento seguido de um resfriamento rápido ou lento altera todas as propriedades da liga metálica.
As ligas metálicas têm mais aplicações práticas que os próprios metais puros, e podemos dizer que este fato vem delas ter uma grande capacidade de ter suas propriedades alteradas.
Veremos agora algumas ligas metálicas muito utilizadas:
- Aço comum: éuma liga de ferro com 0,1 a 0,8% de carbono. Ela possui uma resistência á tração maior do que o ferro puro.
- Aço inoxidável[->4]: como o próprio nome diz esta liga não oxida, portanto não enferruja como ocorre com o ferro e o aço comum.
- Bronze[->5]: é uma liga de cobre[->6] e estanho[->7].

Como é produzido o ferro?
O ferro é produzido a partir de um minério que é encontrado na terra e nasrochas. Esse minério se chama hematita. Em meio à hematita existe o ferro, que é uma das várias substâncias que a compõem. Separando-se o ferro dos demais componentes ele é colocado em fornos de grande calor sendo derretido. Após ser derretido, ficando semelhante a uma geleia quase líquida, ele é colocado em formas e resfriado, a fim de adquirir a forma desejada. Quando ele esfria, fica sólido e dojeito que nós o conhecemos.

Importância
Hematite ou hematita é um mineral de fórmula óxido de ferro III, (Fe2O3), um dos diversos óxidos de ferro.
O minério contém, às vezes, quantidades ligeiras de titânio. Quando dado forma em ornamentos é frequente chamado de diamante preto.
Um mineral muito comum, colorido preto ao cinza, marrom ao marrom avermelhado, ou vermelho.
As variedades são:...
tracking img