Sistema digestorio das ave

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O esôfago é longo e apresenta uma dilatação para armazenamento e umedecimento dos alimentos, o papo. O esôfago conduz o alimento ao estômago químico ou pró ventrículo, que secreta enzimas digestivas. Segue-se a moela, cujas paredes musculares trituram o seu conteúdo com o auxílio de pequenas pedras que nelas são mantidas, semelhante à nossa mastigação. O intestino delgado apresenta umformato de “U” e possui uma série de dobras e vilosidades que aumentam a sua superfície de absorção. Localizados na junção dos intestinos grosso e delgado estão os cecos que, nos galináceos são em número par, ao contrário dos mamíferos, que é único. O intestino grosso das aves é relativamente curto e não bem demarcado em reto e cólon. O fígado e o pâncreas constituem glândulas anexas ao aparelhodigestório e suas secreções são conduzidas para o duodeno. A vesícula biliar está presente. O pâncreas está situado entre os ramos da alça duodenal. Segue-se a cloaca que, além da função de eliminar fezes e a urina, está relacionada com o aparelho reprodutor das aves.















Introdução




















Divisão do sistema digestório
Bico
Bicos podemvariar significativamente em tamanho e forma de espécie para espécie. O bico é composto de uma mandíbula superior o chamado maxilar, e uma parte inferior chamado de mandíbula. A mandíbula é feita de osso, normalmente oco ou poroso para manter o peso ideal para voar. A superfície exterior do bico é coberta por uma fina bainha de esporões córneos. Entre a dura camada exterior e os ossos há uma camadavascular contendo vasos sanguíneos e terminações nervosas.
Língua
A língua uma estrutura triangular formada por uma massa de músculos estriados, revestida por epitélio estratificado pavimentoso, o qual é contínuo com a mucosa que reveste a cavidade bucal e que repousa sobre o assoalho da boca. A mucosa de revestimento dorsal da língua apresenta papilas táteis e gustativas. O conjunto deglândulas salivares abre seus ductos na cavidade bucal, derramando quantidade considerável de saliva para umidificar o alimento.
Faringe
A faringe restringe-se a um curto segmento que une a cavidade oral ao esôfago e que contém a abertura da laringe (glote), abertura para cavidade nasal (coanas) e abertura para ouvido (infundibular).
Esôfago
O esôfago é um órgão oco que com suas contrações através dosmovimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até o papo. Apresenta grande capacidade de distensão e tem por função conduzir o bolo alimentar da orofaringe para o estômago glandular. Há presença de glândulas mucosas que secretam muco para amolecer os alimentos.
Papo
Nas aves, o esôfago apresenta uma dilatação em forma de saco designada por papo. Os alimentos são aí armazenadostemporariamente, permitindo uma diminuição da freqüência de refeições porque os alimentos permanecem no papo e só depois é que passam a um ritmo adequado para o pro-ventrículo.
Proventrículo
É uma das partes constituintes do estômago composto das aves. Como é responsável pela digestão química dos alimentos, também é designado como "estômago químico". Nas aves granívoras, depois de os grãos seremamolecidos com água no papo, a digestão continua no proventrículo, onde os sucos digestivos, com as suas enzimas, iniciam o processo digestivo químico. O proventrículo participa de forma determinante na dissolução dos minerais (dependente do ácido clorídrico) assim como na digestão pepsínica sobre as proteínas.
Seu baixo pH é responsável pela redução na população bacteriana .Ele produz sucogástrico e enzimas proteolíticas. Do proventrículo, o alimento passa para o ventrículo (ou moela), um órgão muscular que tritura e mistura o alimento ao suco gástrico. Semelhante o que ocorre no papo, a queda no pH da moela define a população microbiana das porções distais do trato gastrintestinal .
Moela
Já a moela apresenta uma musculatura circular altamente desenvolvida, cujas contrações...
tracking img