Fisica experimental/parte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A torrada quando cai não esvoaça em direção ao chão como uma folha; ela gira. Na maioria das vezes ela não se desloca na horizontal. E para que ela saia da mesa seu ponto de massa precisa sedeslocar, havendo assim a queda, que na constante troca de ponto de massa ,faz ela girar.
Após a rotação através de Ɵ ,o centro de massa da torrada fica: a.sinƟ
Portanto ,perda de energia potencia l:mga.sinƟ
Energia cinética de rotação e eixo de rotação:
1/2mv2= mga.sinƟ v=(2ga.sinƟ)1/2
Circunferência de volta completa: 2πa
Tempo para completar uma única volta:
(2πa)/(2ga.sinƟ)1/2
Distânciapercorrida durante a aceleração:
S=1/2at2 h=1/2gt2
Tempo até o impacto da torrada ao chão:
T=(2h/g)1/2
Número de voltas concluídas antes do impacto com o chão:
(2h/g)1/2/(2πa)/(2ga.sinƟ)1/2Simplificando :
h.sinƟ/π2a
Assim, duas expressões são derivadas, uma para a duração do tempo requerido para a torrada, caindo e dando uma volta completa e outro para o tempo gasto antes da torrada emqueda livre atinge o chão.

O número de rotações completas pela torrada antes de cair é a razão entre estes dois momentos calculados. A fórmula pode ser avaliada através da substituição nos valoresmédios para os parâmetros. Uma fatia de torrada de corte quadrado de pão branco e espesso, que o autor achar ideal , é de 15cm de comprimento, dando um valor de 0,08 M​​.

A postura mais natural paralevar torradas a mesa da cozinha está a uma altura um pouco abaixo dos cotovelos, fazendo h = 1m. Após um extenso estudo para a média de ângulo que desliza fora da torrada θ pivô foi encontrado paraser de 15 °. Inserindo:
(Sin12/0.008π2)1/2=0.573
0,573 revoluções ... A torrada gira em quase exata meia volta. Assim a torrada é feita com a manteiga virada para cima, esta meia-volta sempreresulta no lado pousado sem manteiga para baixo. Na verdade, esta situação só ocorre porque as três variáveis ​​relevantes, altura de queda (h), ângulo antes de deslizar (θ) e tamanho de brinde (a)...
tracking img