Fisica 2 exercios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA F Í S I C A II - DINÂMICA
ALUNO: RA:

1 - OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
DINÂMICA
A Dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam.

MASSA
Massa é uma grandeza que atribuímos a cada corpo obtida pela comparação do corpo com um padrão, usando o princípio da usando-se balança de braços iguais (figura 1). Ocorpo-padrão pode ser o quil padrão quilograma-padrão.

FORÇA
A força é uma grandeza física vetorial, sendo, portanto, caracterizada pelos elementos: módulo (ou intensidade), direção e sentido. • • Aristóteles (384-322 a.c.): Um corpo somente estaria em movimento se fosse continuamente impelido por uma força. Galileu Galilei (1564-1642): A tendência natural dos corpos, livres da ação de forças, épermanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Sendo assim, pode haver movimento mesmo na ausência de forças. Isaac Newton (1642-1727): Desenvolveu as idéias de Galileu. Enunciou as três leis fundamentais do movimento, 727): conhecidas hoje como leis de Newton.



2 - PRIMEIRA LEI DE NEWTON: PRINCÍPIO DA INÉRCIA
Um ponto material é chamado isolado quando não existem forças atuando neleou quando as forças aplicadas ao ponto têm soma vetorial nula. O princípio da inércia (ou primeira lei de Newton) estabelece:

Um ponto material isolado está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
Isso significa que um ponto material isolado possui velocidade vetorial constante. Em outras palavras, um ponto material isolado está em equilíbrio estático (repouso) ou em equilíbrio dinâmico(movimento retilíneo uniforme). A aplicação de uma fo força em um ponto material produz nele uma variação de velocidade. m

Força é a causa que produz num corpo variação de velocidade e, portanto, aceleração.

INÉRCIA
Um ponto material isolado e em repouso tem a tendência natural de permanecer em repouso. Quando em movimento retilíneo uniforme (MRU),tem a tendência natural de manterconstante sua velocidade. Essa propriedade da matéria de resistir a qualquer variação em sua velocidade recebe o nome de inércia. Um corpo em repouso tende, por inércia, a permanecer em repouso; um corpo em movimento tende, por inércia, a continuar em MRU.
.soI-áerf ed zapac açrof amu mebecer soriegassap so ,es-meraruges oA .subinô oa oãçaler me etnerf a arap es-macolsed ,missA .olos oa oãçaler memahnit euq edadicolev a moc riugessorp a ,aicréni rop ,mednet soriegassap so ,odaerf é subinô o odnauQ .olos oa oãçaler me URM me subinô mu atimdA

Por inércia, os passageiros são atirados para a frente quando o ônibus freia.

FIXAÇÃO
01 - Nas figuras abaixo (I, II e III), as forças que agem sobre as partículas têm todas o mesmo módulo. As partículas estão todas em movimento. Qual delas está emmovimento retilíneo uniforme? to.

se 02 - Um objeto encontra-se em repouso num plano horizontal perfeitamente liso. Num instante to uma força horizontal de módulo constante é aplicada ao objeto. Sob ação dessa força o objeto é acelerado e, num instante posterior t, quando a velocidade do objeto é v, a força é retirada. Após o instante t, o objeto: a) pára imediatamente. b) adquire movimentoacelerado. c) prossegue em movimento retilíneo uniforme com velocidade v. d) pára progressivamente e) mantém a velocidade por um tempo e depois pára 03 - Na parte final de seu livro Discursos e demonstrações concernentes a duas novas ciências, p publicado em 1638, GaJiJeu Galilei trata do movimento do projétil da seguinte maneira: "Suponhamos um corpo qualquer, lançado ao longo de um plano horizontal,sem atrito; sabemos ... que esse corpo se moverá indefinidamente ao longo desse mesmo plano, com u movimento uniforme e perpétuo, se tal plano for ilimitado". um O princípio físico com o qual se pode relacionar o trecho destacado acima é: a) o princípio da inércia ou Primeira Lei de Newton. b) o princípio fundamental da Dinâmica ou Segunda Lei de Newton. c) o princípio da açâo e reaçâo ou...
tracking img