Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. OBJETIVO DO EXPERIMENTO : 4
2. MATERIAL NECESSÁRIO : 4
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA 4
4. FUNDAMENTOS TEÓRICOS : 5
5. EXERCÍOS 5
6. CONCLUSÃO 7
7. REFERÊNCIAS 8

1.OBJETIVO DO EXPERIMENTO :

Reconhecer no movimento de lançamento, a combinação de dois movimentos retilíneos ; utilixar as equações do movimento de queda livre para determinação do movimento de quedalivre para determinação do tempo de queda. Medir o alcance médio e, através deste valor e do intervalo de tempo gasto no percurso, determinar a velocidade. Determinar a velocidade no ponto delançamento até o ponto de impacto.

2. MATERIAL NECESSÁRIO :

* 1 conjunto de rampa de lançamento horizontal Moller
* 1 esfera de aço
* 1 régua centimetrada
* 1 fio de prumo
* Papelcarbono
* Papel sulfite
* Fita comada
* Circulímetro

3. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Quando um corpo é lançado ao ar pode descrever movimentos diferentes, neste caso queé o lançamentohorizontal de um projéctil,têm-se dois movimentos simultanêos eindependentes: Um movimento vertical, uniformemente variado, sob a acção exclusiva dagravidade. E um movimento horizontal uniforme, pois nãoexiste aceleração na direcçãohorizontal.No movimento vertical, actua a aceleração da gravidade (este movimento é vísivel apartir do momento em que é lançado o projéctil, uma vez que o mesmo possuíapenascomponente horizontal de velocidade inicial), enquanto que no movimento horizontal, nãohá a componente da aceleração a actuar sobre o projéctil, daí que existe só e apenasmovimento rectílineo euniforme de velocidade sempre constante.
Em relação à conservação da energia mecânica verificamos que quando um corpo está auma determinada altura, ele possui energia potencial e à medida que vaicaindo,desprezando a resistência do ar, a energia potencial do corpo que ele possui no inicio datrajectória vai se transformando em energia cinética e quando este atinge o nível dereferência a energia é...
tracking img