Fisic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Cursos de Engenharia








LANÇAMENTO HORIZONTAL DE PROJÉTEIS



Eric Antônio Cantarutti- 201210440
Fernanda Soares Marques- 201210754
Fernando Francisco Alves- 201210471
Flávio Abrahão Delgado Farhat- 201210653
Gerson Guerreiro Reis- 201210940
Thiago Modesto Garcia- 201210952Disciplina: Laboratório de Física
Prof.(a): Érica


19/10/2012

SUMÁRIO


1. RESUMO 3
2. INTRODUÇÃO 4
3. OBJETIVO 4
4. MATERIAL E MÉTODO 4
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
5.1. PARTE I : 6
5.2. PARTE II: 7
5.3. PARTE III: 7
5.4. PARTE IV: 8
6. CONCLUSÃO 10
7. BIBLIOGRAFIA 10


1. RESUMO

O experimento de lançamento de projétil foi realizado abandonando-se esferas de massas ealturas diferentes até que elas toquem o ponto de origem afim de estudar os resultados e poder entender se existe relação , e qual a relação das grandezas analisadas no alcance total do projétil. Em relação as grandezas estudadas, será observado que quanto maior a altura de abandono , maior o alcance obtido pelo projétil, tornando-a diretamente proporcional ao mesmo. Poderá ser observado também, que oalcance não depende da massa do projétil.
2. INTRODUÇÃO
Antes de Galileu, acreditava-se que a trajetória descrita por um projétil era retilínea, porém Galileu e Newton demostraram que a trajetória de qualquer corpo sob a ação da gravidade era parabólica. Os métodos utilizados para a medição da velocidade dos projéteis eram variados e podiam ser feitos através da medição do momento deles ou entãoda distância percorrida entre dois pontos em um intervalo de tempo. O primeiro método era feito utilizando-se para isto um pêndulo balístico, que consistia em um anteparo pendurado em um teto. O projétil acertava então este anteparo e o deslocava. O ângulo de deslocamento era medido e sabia-se então qual era o momento transferido pelo projétil para o corpo, e através da fórmula para o momento,achamos o valor da velocidade.
Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante do projétil, cuja direção é tangente à trajetória, é dada pela soma vetorial da velocidade horizontal que permanece constante, e da velocidade vertical, cujo módulo varia, pois a aceleração da gravidade tem direção vertical.
O lançamento de projéteis está relacionado diretamente em nossos dias, por exemplo, ospraticantes de esportes como basquete e golfe; jogadores e técnicos estão sempre procurando controlar esses movimentos para obter o máximo de vantagens. Na física, esses movimentos são utilizados na mecânica, como em partículas carregadas na presença de campos eletrostáticos uniformes sofrem acelerações constantes. Inclusive, as condições idealizadas em que supusermos não haver resistência do arpodem se cumprir de uma forma mais rigorosa com partículas atômicas ou subatômicas (como os elétrons) do que no caso e projéteis, pois partículas podem ser lançadas em regiões de alto vácuo (diminuindo, assim, praticamente a zero a resistência do ar).
3. OBJETIVO
O procedimento teve como objetivo analisar o lançamento de projétil, em relação às componentes da velocidade, determinar o alcance,provar que o tempo de queda é o mesmo para os três experimentos e a conservação da energia mecânica.

4. MATERIAL E MÉTODO
Os materiais utilizados no procedimento foram:
 Uma trena;
 Um tripé tipo estrela com manípulo;
 Uma rampa para lançamento com trilho de alumínio fixado em painel metálico com graduação de alturas (6, 9, 12, 15cm) e fio de prumo;
 Uma esfera de aço
 Papel carbono.A primeira parte do procedimento experimental começou depois de regular a altura de lançamento em 38,5cm. Logo após a folha de papel sulfite foi
colocada por baixo da folha de carbono nas medidas corretas em relação a rampa, onde a posição inicial (O) do lançamento era abaixo do fio de prumo. A esfera foi liberada cinco vezes das seguintes alturas: 6.0, 9.0, 12.0 e 15.0 cm. A marca feita pela...
tracking img