Dinamicas com fundamentos no psicodrama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dinâmica dos lenços
Objetivo:
• Sensibilizar o grupo para o trabalho psicodramático;
• Quebrar resistências;
• Promover e favorecer a interação com os integrantes do grupo, apresentação do grupo informalmente;
• Explorar o lado sensível das pessoas;
• Lidar com os aspectos afetivos, com as questões internas (subjetivas) e a criatividade;
• Trabalhar no plano da imaginação.
Etapas dedesenvolvimento
a) Aquecimento inespecífico (música new age para o relaxamento): foi solicitado ao grupo que caminha-se no espaço (sala), fazendo uma respiração abdominal, em seguida alongamentos (braços, mãos, pernas, costas e pescoço).
b) Ao som de música new age, que estabelece um vinculo com o imaginário, dão-se comandos para fazer uma viagem ao para um local diferente.
c) Comandos: sente-se efeche os olhos. Imagine lugar, o que tem nesse lugar, tem alguém com você?. Tente sentir o clima (frio ou calor). Imagine lenços caindo sobre você. Agora escolha um lenço. Que cor é esse lenço? Busque sentir a textura do tecido. Este lenço tem cheiro? Qual o tamanho deste lenço (grande ou pequeno)? Qual sentimento ele lhe trás?
d) Agora escolha um colega que desejar ou que estiver mais próximo devocê para brincar e trocar experiências através do lenço. Tente transmitir o sentimento que o lenço carrega. Dance com seu parceiro, passe o lenço no corpo da outra pessoa, sinta o lenço.
e) Decida se quer doar, trocar seu lenço com o colega ou ficar com ele.
Comentários:
Organizam-se as pessoas num circulo, cada um conta a experiência imaginária e real, enquanto o diretor escreve sucintamenteos relatos. Após os relatos o diretor intuitivamente diz uma “palavra chave” (adjetivo) relacionada ao aspecto marcante da vivência.
Vivências
José Maria: depois do aquecimento comecei a imaginar. Imaginei uma praia de água doce onde as ondas estavam calmas, o clima estava agradável e minha namorada estava comigo. Entrei no mar, a espuma das ondas se transformaram em lenços e começaram a seespalhar por toda parte. Escolhi um lenço rosa que simbolicamente representava a paz (branco) e o amor (vermelho) fundidos numa só cor. Senti um cheiro de dama da noite e tinha uma textura semelhante a ceda, amarrei-o no pescoço e na cintura utilizando como colete salva vidas (por não saber nadar). Quando sai da água já era hora de escolher um colega, então escolhi a Sara e dançamos por muito tempopassando o lenço um no outro e por fim eu dei meu lenço para ela amarrando-o em seu pescoço e sua cintura, ela amarrou em meu pescoço. Minha palavra foi transformação- mudança.
Carolina: quando a professora pede para imaginar um lugar e logo em seguida ela pede para colocar lenços no lugar, primeiro eu penso num lugar cheio de flores e bem amplo, logo vem o lenços que é todos brancos bemtransparentes e finos. Quando ela pede para dividir com alguém o lenço é com a Bianca, mas eu guardo para mim o lenço no meu bolso. Essa dinâmica foi muito divertida, pois foi a primeira dinâmica e já começamos bem as aulas de psicodrama. Para pensar num lugar foi gostoso, pois eu estava sozinha no lugar e com uma temperatura muito agradável e tudo perfeito. Depois no final a minha imaginação era deabundância. Minha palavra foi abundancia- fartura.
Marcia: foi muito bom vivenciar esta dinâmica, pude adentrar num mundo fantasioso e ver cair do céu um lenço branco, de tecido leve e compartilhá-lo com o meu pai. O lugar onde eu estava era um navio, e neste navio acontecia uma festa glamorosa, e eu com meu vestido longo dançava a dois, envolvida pelo lenço, numa noite com estrelas bem brilhantesno céu. Minha palavra foi proteção; eu me identifiquei com ela pois tenho comigo esta forma de reagir.










Dinâmica dos painéis
Dinâmica: fases de desenvolvimento do psicodrama.
Objetivo:
• Fixar e exemplificar conteúdos pedagógicos;
• Problemas disciplinares;
• Desenvolver novos papéis
• Sensibilizar grupos;
• Avaliar o trabalho em equipe.
Material: revistas e jornais...
tracking img