Fire bird

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIREBIRD

O que é o FIREBIRD: Firebird é um banco de dados relacional que oferece recursos ANSI SQL-99 que rodam no Linux, Windows e plataformas Unix. Ele oferece alto desempenho e uma linguagempoderosa para procedimentos e triggers. Firebird já é usado em sistemas de produção sob uma variedade de nomes diferentes desde 1981.

Estrutura: O Firebird possui duas versões: a versãoSuper-Server a versão Classic. Entre as duas, a diferença está na forma como está estruturado o gerenciamento das conexões dos clientes.
Na versão Super-Server, os recursos (valores recuperados do disco,consultas feitas) são compartilhados por todos os clientes conectados. Já na versão Classic, cada cliente tem sua própria “instância do banco de dados” e comunicam-se entre si através de um gerenciador detransações (fb lock mgr).
Nenhuma das duas versões é melhor ou pior, cada uma se adequa melhor a cada caso.
Para determinadas situações a versão Super-Server é melhor (pouca memória no servidor,número médio ou pequeno de clientes conectados, computador uni processado).
Em outras situações a versão Classic sai-se melhor (muita memória disponível, computados multiprocessados). A vantagem daversão Classic é tratar os usuários de forma independente, podendo melhor balancear os usuários entre os recursos do servidor. Uma desvantagem da mesma é gerar um “stress” maior para determinadospontos do banco de dados compartilhados entre diversos usuários (como por exemplo a tabela CL PREFERENCIAS.
Em sistemas Windows, o Firebird pode ser instalado tanto como um aplicativo (fi- quando ao ladodo relógio) ou como um serviço, não visível ao usuário. No Linux, ele sempre ocupa a pasta /opt/firebird/ e pode ser executando tanto como um serviço (/etc./init.d/firebird como no caso da versãoSuper-Server como também como um processo de sistema xinetd (/etc/xinet.d/firebird. Entre as formas Super-Server e Classic muda a forma como para-se ou inicia-se o banco de dados.
Caracteristicas...
tracking img