FINOM1Eudroaldo

2481 palavras 10 páginas
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
EUDROALDO PEDROSA

MEMORIAL REFLEXIVO: REGISTRO HISTÓRICO DE UM PERCURSO ACADÊMICO - PROFISSIONAL.

VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2009
FINOM – FACULDADE DO NORDESTE DE MINAS
INSTITUTO PRÓ SABER
PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU
EUDROALDO PEDROSA

MEMORIAL REFLEXIVO: REGISTRO HISTÓRICO DE UM PERCURSO ACADÊMICO – PROFISSIONAL

Memorial Reflexivo à apreciação da Faculdade de educação - FINOM com fins de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa.

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
2009
CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Este memorial visa a apresentação comentada de todas as atividades educativas realizadas por mim, entre 1974 a 2009. Nele, irei desvendar os inúmeros caminhos pelos quais trilhei até galgar os primeiros degraus da FINOM. Isto me faz lembrar a fala de Henrique Manhães (2009):

“Escrever sobre nós mesmos e trazer à tona o que nos dá vida, movimento e ação é sempre uma oportunidade para redimensionar nossos empreendimentos e as investidas que realizamos na reconstrução do nosso ser pessoal e profissional.”

Neste percurso, que não trilhei sozinha, encontrei professores que tinham como desafio, capacitar o aluno a ler, interpretar e redigir melhor em seu próprio idioma, o que me fez ser uma leitura, uma vez que não tive este hábito estimulado em casa.
Tive o privilégio de ampliar minha visão de mundo e de acreditar que o universo só é pequeno para aqueles que não querem lutar.
Portanto, cabe à escola o papel de despertar nos alunos o gosto pela leitura, visto que aprimorar a leitura e a redação não beneficia apenas o estudo da Língua Portuguesa, mas capacita o aluno a vencer barreiras. Não esquecendo de que é na fase final do ensino

Relacionados