Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A POLÍTICA
A palavra política tem sua origem na língua Grega, mas precisamente no vocábulo ?, que compreende dois horizontes de significação. De um ponto da vista formal e institucional , ela indica uma organização da população que existiu na antiguidade clássica e que não se restringiu aos gregos.
De um ponto de vista semântico, pólio quer dizer “cidade Estado”. Desta forma o núcleo designificação política vem, principalmente da antiguidade grega, e nela encontra-se o estado de nascimento ou a carteira de identidade da política, isto é, da arte política. E isso fica raramente indicado quando se ajusta o olhar histórico.
O termo política tem seu uso de generalização por influencia de uma obra de Aristóteles intitulada política. Nela, o autor estabelece duas referencias importantes.A primeira é a tipificação das formas de poder: poder paterno, que se exerce no interesse dos filhos. E o poder despótico no interesse do senhor, e o político, no interesse de quem governa ou de quem é governado. A segunda diz respeito as formas de governo: A monarquia ( poder de um só), a oligarquia ( poder de poucos) e a democracia ( poder da maioria).

FENOMENOS DO PODER
A palavra poder vemdo latim Botere “poder, ser capaz de”. Refere-se fundamentalmente á faculdade, capacidade, força ou recurso para produzir certos efeitos. Assim dizemos: Poder da palavra, do remédio, o poder da política, da imprensa, o poder do presidente. Segundo Bertrand Runsell (1872-1970), o poder é definido como a capacidade de fazer o que os demais realizam aquilo que queremos. Assim o individuo tem acapacidade através dos meios exercer determinada influencia ou domínio sobre o outro e, por seu intermédio, alcançar os efeitos que desejam. O poder costuma ser dividido em duas categorias: O do ser humano sobre a natureza e o poder do ser humano sobre os outros seres humanos. Juntas se completam.
As três formas básicas de poder social. Segundo Norbeto Bobbio.
Poder econômico: É a utilização da possede certos bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem
Poder ideológico: Para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir é a utilização da posse de certas ideias, valores, doutrinas.
Poder Político: O uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade é a utilização da posse dos meios de coerçãosocial.
SOCIEDADE CIVIL E ESTADO
Ao explorar o processo de engajamento do indivíduo na política, recorre-se a Aristóteles que dizia que a política nasce da diversidade de interesses, originando diversas manobras, negociações, processos de coalizão, e resultando numa rede de influências mútuas. Essa diversidade de interesses entre os atores cria uma tensão que se resolve por meios,segundo Morgan (1996), autocráticos – será feito assim! -; burocráticos – as regras assim determinam -; tecnocráticos – a melhor forma é assim -; ou democráticos – como será feito?
A solução será encontrada segundo as relações de poder existentes entre os atores, definindo quem consegue o quê, quando e como, uma vez que definitivamente algumas pessoas têm mais poder do que as outras.(Weber, 1944)
A ampliação do espaço político em favor da sociedade e a redução do papel das instituições públicas podem levar à falência da política. Consequentemente, o deslocamento das decisões do Estado para a sociedade, a fim de estabelecer controles sobre o Governo e desativar demandas populares, pode acarretar a desmobilização e despolitização social. Entretanto, a incorporação dasociedade civil ao processo de elaboração de estratégias e políticas públicas decorre da consciência de que o Estado não poderá assumir os desafios de proporcionar a integração social, caso não atue como ente público, e que deverá assumir a sua própria democratização. Logo, o fortalecimento da sociedade civil é solidário à construção da democracia.
o público difere do político e do estatal, sendo o...
tracking img