Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar


Supõe se que a filosofia leve os seres humanos a pensarem mais em suas atitudes, ações e passem também a refletir mais, ela nos monitora a ver a sociedade de uma forma diferente, nos leva a pensar que somos sereshumanos com deveres, direitos e limites, onde existe uma sociedade que se integra e se ajustam as suas regras.
Desde a data de seu concebi mento o homem é cercado de dúvidas, problemas, questões, e vivemos em uma busca incessante de respostas ou ate possíveis soluções, e que dificilmente encontramos.
Desta maneira podemos dizer que a filosofia tem como um de seus principaisobjetivos o questionamento do homem, fazendo o pensar em suas atitudes, objetivos, bases e valores que na maioria das vezes vem de sua socialização e valores tradicionais familiares.
Segundo Kant (1986) p.11, “o homem é a única criatura racional sobre a Terra e que esta disposição natural só poderá desenvolver – se no homem, não como indivíduo, mas sim como espécie. Considerar o homem comouma criatura com faculdade racional favorece a prática educativa, porque permite a ampliação do uso de suas forças para além do instinto natural. As tentativas, os exercícios e os ensinamentos fazem progredir, aos poucos, de um grau de inteligência ao outro, situação que no final conduzira a espécie humana e <<o germe da natureza aquele grau de desenvolvimento que é completamente adequado aopropósito [da humanidade] >>.”
Filosofia trata-se de uma disciplina aberta, e considerada uma disciplina a priori, ou seja, não e uma ciência em que são usados meios ou instrumentos para fornecer resultados, trata se de uma imensa procura de respostas para problemas, que as vezes não vão ser encontradas,trata-se de um infinito questionamento a respeito do homem e sua posição nomundo e suas mais particulares reflexões.
Tal disciplina seria idealmente implantada no currículo escolar se não fosse o medo das instituições de fugirem do que e exato, do que tem respostas cientificamente provadas,da intimidação da ciência que já nos é imposta desde muito tempo, o medo do subjetivo, de despertar um aluno crítico, capaz de refletir sobre sua posição no mundo, um alunocapaz de filosofar,conhecedor da base e teorias filosóficas.
E são por estes motivos que ao invés da existência da disciplina de filosofia na grade escolar, há o estudo da Historia da Filosofia, pois será mais fácil do que compreender as bases e ideais filosóficos.

A sala de aula do futuro.

Comecemos o assunto definindo o método de ensino nas salas de aula nos dias de hoje. Oprofessor passa a maior parte do tempo explicando e fazendo anotações no quadro negro, sendo assim só um transmissor da matéria, na maioria das vezes já estipulada em livros e apostilas, enquanto isso o aluno fica a maioria do tempo em silêncio, ouvindo as explicações e fazendo anotações em seu caderno passando assim a ser um tipo de receptor sem indagações, onde recebe e aceita tais informações adotando– as como correta, não existe uma relação mais dinâmica entre aluno e professor. É justamente ai que começamos a nossa indagação sobre mudanças beneficiais a sala de aula como, por exemplo, a ideia de sala de aula do futuro.
Essa idéia tem por objetivo transformar a sala de aula em um laboratório, e seus alunos em cientistas curiosos, cheios de questionamentos e sede de conhecimentos.
O professorcontinua em seu papel, é claro que com muito mais a oferecer, trabalhando não como transmissor somente, mas como um mediador do conhecimento levando os alunos a interagir uns com os outros e com o próprio professor, sendo desafiados a solucionar problemas, a serem críticos, pesquisar, aproveitando das tecnologias como a internet, computadores, microscópios, quadros digitais, data shows, entre...
tracking img