Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DE FILOSOFIA


1. Justificativa
A Filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é umconjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de tudo, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Assim, ela pode se voltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seusvalores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. Diz-se que a Filosofia incomoda certos indivíduos e instituições porque questiona o modo de ser das pessoas, das culturas, do mundo. Isto é, questiona a prática política, científica, técnica, ética, econômica, cultural e artística.
Desse modo, compreender aimportância do ensino da Filosofia no Ensino Médio é entendê-la como um conhecimento que contribui para a formação do aluno. Cabe a ela indagar a realidade, refletir sobre as questões que são fundamentais para os homens, em cada época.
A reflexão filosófica não é, pois, qualquer reflexão, mas rigorosa, sistemática e deve sempre pensar o problema em relação à totalidade, para alcançar a radicalidadedo problema, isto é, ir à sua raiz. Esta é a preocupação do Colégio ao instituir a disciplina de Filosofia no Ensino Médio; a busca pelo ensino da reflexão filosófica, instrumentalizando os alunos para estarem aptos a compreender e atuar em sua realidade.


2. Objetivos Gerais:
Contribuir para a compreensão dos elementos que interferem no processo social através da busca doesclarecimento dos universos que tecem a existência humana: trabalho, relações sociais e cultura simbólica.
·Formar o hábito da reflexão sobre a própria experiência possibilitando a formação de juízos de valor que subsidiem a conduta do sujeito dentro da escola e fora dela.
Estimular a atitude de respeito mútuo e o senso de liberdade e responsabilidade na sociedade em que vive considerandoa escola como parte da vida do aluno.
Desenvolver procedimentos próprios do pensamento crítico: apreensão de conceitos, argumentação e problematização.

Objetivos Específicos:
-Oportunizar momentos que facilitem. o pensar e o pensar sobre o pensar;
-Trabalhar com textos que incluam termos e conceitos cotidianos que facilitem a interação no contexto social;
Debater questões contemporâneasque facilitem a compreensão da realidade a partir dos problemas filosóficos destacados;
-Realizar atividades que levem o aluno a perceber a multiplicidade de pontos de vista e articulações possíveis entre os mesmos;
-Ler textos filosóficos de modo significativo;
-Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros;
-Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo, deforma a reconstruir os conceitos aprendidos;
-Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
-Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos das diversas áreas do conhecimento, e em outras produções culturais através da produção de conceitos.
-Articular teorias filosóficas e otratamento de temas e problemas científicos, tecnológicos éticos e políticos, sócio-culturais com as vivências pessoais.
-Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal, o entorno sócio-político, histórico e cultural; a sociedade científico-tecnológica.

3. Conteúdos de Filosofia
Os conteúdos apresentados nesse planejamentoseguem as orientações da DCE de Filosofia, o qual organizou-se também o livro didático público de Filosofia, a partir de conteúdos denominados conteúdos estruturantes, ou seja, conteúdos que se constituíram historicamente e são basilares para o ensino de filosofia. MITO E FILOSOFIA, TEORIA DO CONHECIMENTO, ÉTICA, FILOSOFIA POLÍTICA, ESTÉTICAE FILOSOFIA DA CIÊNCIA. A partir dos conteúdos...
tracking img