Estatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Tipos de forças que atuam nas edições

É absolutamente necessário que as forças que atuam nas edificações sejam muito bem conhecidas, na sua intensidade, direção e sentido, para que aconcepção estrutural seja coerente com o caminho que essas forças devem percorrer até o solo e para que os elementos estruturais sejam adequadamente dimensionadas .
As forças externas que atuam nasestruturas são denominadas cargas. Algumas cargas atuam na estrutura durante todo sua vida útil (carregamento permanente) , enquanto outras ocorres esporadicamente( cargas acidentais).

As cargaspermanentes são cargas devidas, exclusivamente às forças gravitacionais, ou pesos: peso próprio da estrutura, dos revestimentos, das paredes. Para determiná-los basta o conhecimento das dimensões do elementoestrutural e do peso especifico (Peso/m³) do material de que é feito.
Já as cargas acidentais são mais difíceis de ser determinadas com precisçaõ e podem cariar com o tipo da edificação. Porisso, essas cargas são definidas por normas. No Brasil, os valores das cargas acidentais são determinadas por normas como a NBR6120 e NBR6125, da ABNT. São exemplos de cargas acidentais as sobrecargas demobiliário, cargas relacionadas ao vento e ás frenagens do veiculo, entre outras.

2.1 Distribuição das cargas nos elementos estruturais e a Geometria das cargas.

A distribuição de cargassobre uma estrutura pode ser diferente de um ponto para outro. As cargas que atuam sobre uma viga pode se distribuir de maneira diferente das que atuam sobre uma laje.
Normalmente a geometria doscarregamentos acompanham a geometria dos elementos estruturais sobre os quais eles atuam.
A) cargas concentradas ou pontuais: são cargas que atuam de forma concentrada e localizadas em um ponto. Sãoexemplos de cargas concentradas: a reação de uma viga apoiada sobre a outra, um pilar que nasce numa viga ou numa placa, o peso próprio de um pilar e assim por diante.


B) Cargas Linear : são...
tracking img