Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
São Tomás estabeleceu um equilíbrio entre a fé e a razão, ele defendia que a razão é um instrumento essencial para esclarecer os dogmas cristãos, isso gera uma relação harmoniosa. Embora distintas,uma não se opõe a outra, porem há uma subordinação indireta da razão em relação à fé, visto que as verdades da fé não podem ser contrariadas, estando elas sempre certas, quando há uma divergênciapressupõem-se que há algum erro na razão, nunca na fe.
Pode-se dizer então, que São Tomás de Aquino entende o papel da razão e da fé de forma que se distinguem, mas não se separam necessariamente, ambaspodem ter o mesmo objeto como foco, uma complementando a outra, o que vai mudar são os métodos de análise.

Por que o pensamento medieval submete a filosofia à teologia?

Tomando por filosofia arazao, e por teologia a fe, intede-se que, a fe e a conhecedora de Deus, com ela é possivel fazer analogias entre Deus e o homem, estabelecendo assim as caracteristicas humanas e divinas, suasdiferenças e semelhanças, cabe a filosofia avaliar e investigar as verdades tidas pela fe, porem sem por-las em hipotese alguma em duvida.

A doutrina tominista prega que razao e fe podem ser consiliadas,desde que a fe seja jamais contestada, isso abre umleque de possibilidades para igreja catolica, que atravez desse pensamento é utiliza-se da razao para comprovar seus dogmas. O racinalismo da doutrinacontribuiu para a presservaçao do cristianismo, visto que, com as decorrentes transformaçoes da sociedade seria dificil a sobrevivencia de religiao totalmente conservadora basiada somente na teologia.São tomás de Aquino procura demonstrar a existência de Deus, de cinco princípios: princípio da identidade e contradição, princípio da substância, princípio do ato e potência, princípio das quatrocausas fundamentais trata-se
provas de Deus.

Quais as virtudes cristãs segundo São Tomás de Aquino?
As virtudes segundo São Tomás de Aquino são teológicas, sobrenaturais ou cardeais, sendo elas:...
tracking img