Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Obras principais

- Discurso Sobre as Ciências e as Artes
- Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens
- Do Contrato Social
- Emílio, ou da Educação
- Os Devaneios de um Caminhante Solitário

Influência
A influência da obra de Rousseau pode ser estendida até os dias de hoje. "O Contrato Social" marca a elaboração da noção de Estado moderno. Além de escritor e filósofo,Jean-Jacques Rousseau foi também apaixonado por música. Escreveu duas óperas, "As Musas Galantes" e "O Adivinho da Aldeia" e estudou teoria musical. Suas experiências, reflexões e sensações foram registradas no livro "Os Devaneios de um Caminhante Solitário", publicado em 1776.
Referências
http://www.artigosbrasil.net/art/politica/2076/jean-jaques-rousseau.html%22http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per03.htm

Thomas Hobbes
Vida
Filósofo e político inglês (5/4/1588-4/12/1679). Conhecido pela obra-primaLeviatã, nome de um monstro bíblico que ele usa para definir o Estado que zela pelo bem-estar e proteção do homem natural como se fosse um homem artificial. Nasce em Westport, Wiltishire, e estuda na Universidade de Oxford.
Em 1608, já formado em arte, passa a trabalhar comopreceptor na poderosa família Cavendish, um importante lorde inglês, o que lhe permite fazer viagens de aprimoramento cultural. Visita a França e a Itália em 1610 e estuda literatura e filosofia.
Entre 1621 e 1626, trabalha como secretário de Francis Bacon, para quem traduz algumas obras. Em 1629 traduz Guerra do Peloponeso, de Tucídides, para o inglês. No prefácio da tradução, apresenta suaoposição ao regime de democracia.
O texto já antecipa muito das idéias expostas em Leviatã. Fervoroso defensor da Monarquia escreve seu primeiro tratado sobre o regime, Elementos da Lei Natural, em 1640, e é obrigado a se refugiar em Paris, onde redige o ensaio Sobre o Cidadão, divulgado em 1642. Retorna à Inglaterra pouco tempo depois, mas volta a ser banido para a França por causa dos ideaisabsolutistas expostos em Leviatã, em 1651.
Um ano depois volta à Inglaterra, então governada por Oliver Cromwell, e escreve vários ensaios, entre eles Sobre o Corpo (1656) e Sobre o Homem (1658). Morre em Hardwick.

Obras
Tucídides 1628
1640 Elementos da Lei Natural e Política
De Cive 1642
Óptica 1646.
1651 Leviathan.
1.654 de liberdade e necessidade
1655 Defesa daLiberdade A Verdadeira de Antecedente e Necessidade Extrinsical.
1656 Questões relativas à liberdade Necessidade e Possibilidade.
1657 de hominídeos.
1658 Sua Animadversions Última castigos de Hobbes, com um apêndice intitulado "" a captura de Leviathan grande baleia. "
De Corpore 1665.
Escrever 1668 Behemoth (história de 1640 anos o a 1660, mas sua publicação não foi autorizada)
1672 versão emprosa de sua autobiografia, seguido por uma versão latina em verso.
1675 Traduções da Ilíada e da Odisséia.
1682 publicação póstuma de Behemoth.

Influência
A filosofia de Hobbes, especialmente sua teoria a respeito da origem contratual do estado, exerceu profunda influência no pensamento de Rousseau, Kant e dos enciclopedistas. Contribuiu assim para preparar, no plano ideológico, o adventoda revolução francesa.
Thomas Hobbes defendia a idéia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. Para ele, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo, encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras, decidir questões religiosas e presidir o culto. Neste sentido, critica alivre-interpretação da Bíblia na Reforma Protestante por, de certa forma, enfraquecer o monarca.
Referências
http://www.coladaweb.com/biografias/thomas-hobbes
http://www.arqnet.pt/portal/biografias/hobbes.html
Classes Sociais
Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico. Diferencia-se da casta social na medida em...
tracking img