Terapia ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões para a Prova de Constituição do Campo de Terapia Ocupacional: perspectivas teórico-metodológicas


1ª questão: Apresente o quadro de referência biomecânico, explicando-o em seus pressupostos, enfoque, aplicação, e abordagens, utilizando um trecho de algum dos textos lidos em aula para a exemplificação do quadro.

O quadro de referência biomecânico tem como ênfase a reabilitação dequalquer disfunção funcional do indivíduo. Dentre as abordagens do quadro, a escolhida para ilustrar será a tecnologia assistiva presente no artigo “Proposta de assento para crianças com disfunção neuromotora na equoterapia: Uma intervenção da tecnologia assistiva”. A disfunção neuromotora é uma lesão no cérebro em desenvolvimento causando um comprometimento neurológico que limita na realizaçãodas atividades do indivíduo. A equoterapia tem sido utilizada e seus efeitos comprovados.
Os pressupostos do quadro de referência biomecânico consistem na repetição de exercícios que visam reestabelecer a função motora perdida do sujeito. As atividades e exercícios baseiam-se apenas no aspecto físico, sem abranger assim, suas implicações psicológicas. As abordagens consistem em atividadescompostas de exercícios físicos repetitivos que visam o aumento das funções perdidas, abordagem compensatória, atividades graduadas dentre outras.
“Os equipamentos mais utilizados são a sela, a manta e os estribos (ANDE, 2007; MEDEIROS; DIAS, 2002), os quais são modificados e adaptados principalmente com o objetivo de melhorar ou favorecer uma postura a ser trabalhada, contribuindo, assim, de maneirasignificativa para a reabilitação e readaptação do seu praticante (MACHADO et al., 2008; CALIL, 2007; LERMONTOV, 2004; SILVA, 2008; ENGEL, 1998; MELLO, 1999; SMITH; 2000).”
Órteses, auxílios e todo tipo de equipamentos adaptados são fundamentais nesse quadro, buscando a reabilitação e sua melhora pelas adaptações necessárias, como no caso, a adaptação dos equipamentos para a criança, favorecendoassim, a postura correta.
Baseado nos princípios cinesiológicos, a reabilitação ocorre em fraturas, amputações, queimaduras e etc., onde principalmente a estabilidade, resistência e força foram prejudicadas.
“O passo do cavalo transmite à criança os movimentos produzidos na marcha humana, nos planos sagital, frontal e transversal (...), oferecendo ao praticante impulsos que acionam o sistemanervoso para produzir as respostas que vão dar continuidade ao movimento e permitir o deslocamento e a evolução do tratamento de reabilitação (MEDEIROS; DIAS, 2002; LERMONTOV, 2004).”
Ainda que o quadro de referência biomecânico consista em processos mecânicos de força, resistência, gravidade somado aos aspectos cinesiológicos, fisiológicos e anatômicos, seu caráter terapêutico não é invalidado.“Dessa forma, quando bem posicionada, muitos benefícios físicos, sensoriais, cognitivos e psicológicos podem ser adquiridos, principalmente em relação ao estímulo motor, pois ao se movimentar, com muito esforço, a criança não experimenta uma base de apoio móvel ou instável da pélvis, mas o cavalo pode lhe proporcionar essa experiência. Seus movimentos fornecem uma oportunidade única nessecontexto, o que torna a Equoterapia um valioso recurso terapêutico (DEBUSE, 2006; MURPHY; SUCH-NEIBAR, 2003).”


2ª questão: A passagem a seguir corresponde a uma determinada perspectiva teórico-metodológica. “A dinâmica estabelecida pela tríade terapeuta-paciente-atividade compõe um campo transicional no qual é possível ao paciente por meio do trabalho associativo com as produções realizadas nossettings terapêuticos, construir e reconstruir sua própria história”. Nomeie essa perspectiva teórico-metodológica e utilize um trecho de algum dos textos lidos em aula que exemplifique a passagem acima.


O Método da Terapia Ocupacional Dinâmica considera relação triádica entre terapeuta-paciente-atividade
“São os três termos - terapeuta ocupacional, paciente e atividades - que constituem a...
tracking img