Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste 1 de Filosofia 08-Nov-2012 |
O que é a Filosofia? Caracterização da Filosofia.

O termo “Filosofia” deriva das palavras gregas “philo” (amor) e “sophia” (sabedoria) que significa o amor à sabedoria ou amigo do conhecimento.
A Filosofia surgiu na Grécia (na Jónia) no século VII a.C. Como esta era uma zona rica e fértil aspessoas que a habitavam eram ilustres comerciantes, que viajavam pelo mundo e traziam novas ideias para o “berço da civilização europeia”. Deste modo, as pessoas tinham tempo para pensar e reflectir. É então contexto que surge a Filosofia. Embora tenha sido Pitágoras quem concebeu o conceito, foi Sócrates o pai da atitude filosófica. Era ele, que nas grandes arenas discutia com os seus discípulosassuntos levantados na época.
A Filosofia caracteriza-se como uma atividade intelectual de procura do conhecimento, reflexão crítica sobre o conhecimento e o mundo e como atividade prática de procura de sabedoria.
A procura do conhecimento traduz-se numa atitude de reflexão, de crítica, problematizadora e antidogmática. Caracteriza-se pelo desejo de conhecer, a curiosidade, a busca da verdade ea procura de conhecimento. Esta atividade intelectual revela a nossa atitude face ao mundo em que vivemos, àquilo que somos e que queremos ser.
A Filosofia é assinalada por uma reflexão crítica sobre o conhecimento e o mundo, isto é, o conjunto das respostas que se foram constituindo como teorias acerca do mundo, do ser humano e da própria vida. A reflexão crítica é muito importante uma vezque é quando criticamos e nos questionamos que começamos a filosofar.
Destaca-se também a procura de sabedoria que tem como objectivo encontrar maneiras de conceber o mundo e a vida, definir o projecto da nossa existência, decidir o que queremos ser e procurar o auto-aperfeiçoamento. A atividade prática propõe-nos metas e ideais para dar sentido e justificar a nossa existência.
A Filosofia épensamento e reflexão, é perguntar-se, é interrogar-se, é querer saber, é curiosidade, é o espanto pelas coisas, é a crítica, é a humildade intelectual (douta ignorância), é a coragem, é a libertação face a preconceitos, não é a posse da verdade mas a busca dela…
Assim, a Filosofia trata-se de uma atividade intelectual de procura do conhecimento, reflexão crítica sobre o conhecimento e o mundoe atividade prática de procura da sabedoria.
A Filosofia surge quando começamos a pensar em certos problemas, quando reflectimos e começamos a duvidar e queremos obter respostas e saber mais, investigando.

A especificidade da Filosofia

Há e houve muitos filósofos, cada um tinha e defendia as suas ideias, mas há características que são próprias/específicas da Filosofia tais como aautonomia, a radicalidade, a historicidade e a universalidade.
Relativamente à autonomia, os filósofos usam a sua razão independentemente da opinião dos outros, sendo autónomos. Podemos e devemos escutar as opiniões dos outros, mas devemos formar a nossa própria opinião, pensar por nós próprios, despidos de ideias feitas e preconceitos.
A Filosofia é radical no sentido em que procura osfundamentos ou a origem e o fim de todas as coisas, remete para o fundo das questões, a raiz dos problemas.
Em relação à historicidade, embora os filósofos desenvolvam uma reflexão pessoal inserida na história do pensamento, respondem a problemas marcantes da sua época, ainda que as suas respostas possam perduram no tempo. Por exemplo, no tempo de Sócrates não se discutia a questão do aborto pois nãoera uma questão que se levantava na época. Contudo respondeu aos problemas e questões da sua época e os seus pensamentos ainda predominam, como por exemplo acerca da existência de Deus e a questão da moralidade.
A Filosofia integra-se num âmbito universal na medida em que todos os problemas que interessam à Filosofia e que são debatidos pelos filósofos dizem respeito a toda a humanidade....
tracking img