Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste breve trabalho aprenderemos um pouco mais sobre a filosofia, de como foi a sua origem e seu nascimento e os principais filósofos de nossa historia e porque é tão importante estudar a filosofia e seus pensamentos.

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A palavra filosofia vem de duas palavras gregas. philo e Sophia. Philo amizade e amor fraterno e Sophia quer dizer sabedoria. A palavrafilosofia quer dizer então amizade pela sabedoria.
Atribui – se ao filosofo grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra filosofia, este defendia que a sabedoria plena e completa pertenceria somente aos deuses, mas os homens poderiam busca – La e amá – La.
Pitágoras dizia que o filosofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros, não coloca, a saber, como sua propriedade, e tambémnão é movido pela necessidade de competir, mas sim é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar outras coisas.
Dizia que a verdade não pertence a ninguém para ser comercializada e nem um premio para ser conquistado derrotando outras pessoas em competições. Ela esta diante de todos nós, ela é encontrada por todos aqueles que a procurarem, que tiverem olhos para vê – La e coragempara buscá – La.
A filosofia surgiu quando alguns gregos espantados e admirados com a realidade e insatisfeitos com as tradições que era lhes dados, daí então estes começaram a fazer perguntas e procurarem respostas para estas, dizendo que as ações humanas podem ser conhecidas pela razão humana, que a própria razão é capaz de conhecer a si mesmas.
A filosofia é uma instituição tipicamentegrega, mas no decorrer dos anos veio a ser predominante na cultura européia, mas dizer que a filosofia é tipicamente grega não quer dizer que outros povos não possuem algum tipo de pensamento, pois possuíam e possuem, quando se diz que a filosofia é um fato grego se quer dizer que ela possui certas características de seu povo, pois podemos perceber alguns traços em seu nascimento:
1. Tendência áracionalidade, pois foram os gregos a definir que os humanos são racionais, que o homem é um ser dotado de razão que a razão é um traço distinto em relação aos outros seres.
2. Recusa de explicações preestabelecidas, exigência de que cada fato seja explicado racionalmente, que para todos os problemas seja buscada uma solução.
3. Tendência á argumentação e ao debate para se obter respostasconclusivas, para os problemas.
4. Capacidade de generalização, de demonstrar que uma explicação tem validade para muitas coisas diferentes ou para muitos fatos.
5. A capacidade de diferenciação, isto é, mostrar que fatos ou coisas que aparecem que parecem iguais, na verdade são diferentes quando examinados pelo pensamento ou pela razão. Esta capacidade racional para compreender diferençasonde pode parecer semelhante é a analise.
Argumentar e demonstrar por meios de princípios e regras necessárias, para aprender pelo pensamento real, aprender pelo pensamento da multiplicidade e diversidade reais percebido como a unidade ou identidade, são algumas características do que os gregos chamavam de filosofia.
Os gregos passaram para o ocidente as bases e princípios fundamentais do quechamavam de razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, e arte.
Do legado que os gregos deixaram para o ocidente nós podemos destacar os seguintes pontos.
1. A idéia de que o conhecimento verdadeiro deve encontrar as leis e os princípios universais do objeto conhecido e deve demonstrar a sua verdade por meio de provas racionais.
2. A idéia que a natureza segue uma ordemnecessária e não causal ou acidental, greças aos primeiros filósofos gregos e á idéia de que a natureza é uma ordem que segue leis universais e necessárias.
3. A idéia de que as leis necessárias e universais da natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento pois não são conhecimentos misteriosos e secretos para ser somente revelados por divindades.
4. A idéia de que a razão ou...
tracking img