Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As disciplinas da Filosofia e do elas tratam:
A Ética :Trata da natureza virtuosa ,nos valores morais, na validade de determinadas ações e estilos de vida. É uma atividade analítica e está em busca de significados para os termos que aparecem nas declarações éticas do tipo: "bom", "errado", "certo", "responsável", "deve", "deveria", "quem mandar fazer assim"etc.
Como podemos agir?
O aborto e aeutanásia são crimes?
A Estética: É o ramo da filosofia que trata da natureza do belo e os fundamentos da arte.Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenomenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico;a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes.Por outro lado, a estética tambémpode ocupar-se da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio,ou até mesmo ridículo.
O que é arte?
Como se deve avaliar uma obra de arte?
Por que razão damos valor a arte?
A Lógica :É a parte mais fundamental da filosofia, porque a filosofia é uma pesquisa lógica em que sistematicamente se aplica as leis do pensamento e do argumento. Ela estuda e sistematiza a argumentaçãoválida.
O que é a validade?
Como se distingue a indução da dedução?
A Filosofia Politica: Trata do modo como podemos viver em sociedade e o modo como podemos fazê-lo. Ela analisa conceitos como a autoridade, o poder, a justiça e os direitos individuais. Está preocupada com perguntas do tipo:Quem deve governar a sociedade? Qual o significado da democracia?
A Filosofia da Ação: Trata dos problemasrelacionados com a natureza e a racionalidade da ação. Ela se relaciona com todos os demais campos da filosofia , como a filosofia da ética, a filosofia da linguagem, a filosofia da mente e etc. Qualquer avanço nessas correntes filosóficas se confrontará com as perguntas cruciais da Filosofia da ação, como: O que é um ato , e como está relacionado com a gente ? Como explicar os comportamentos humanosirracionais. Que relação existe entre ação, liberdade e responsabilidade.
A Filosofia da Religião: Trata dos conceitos religiosos, da natureza e justificação da crença religiosa: Será que Deus existe? Serão as crenças religiosas passíveis de discursão racional?
A Filosofia do Conhecimento: Trata do conhecimento humano, dos problemas relacionados com o conhecimento, nomeadamente:O que é conhecimento?Qual é a origem dos nossos conhecimentos? Quais os limites do conhecimento?
A Filosofia da Ciência: Trata aspectos epistemológicos, metafísicos e lógicos das ciências em geral, incluindo a ciência da natureza e as ciências humanas. Ela tem dado origem a várias subdisciplinas especializadas: filosofia da biologia, filosofia da física, filosofia das ciências humanas e filosofia da história.Como demarcar a fronteira entre a ciência e a pseudociência?
Qual é o método científico?
Os números existem realmente,como as cadeiras?
Filosofia da Mente: Trata dos problemas metafísicos e epistemológicos dos fenômenos mentais.
O que é a mente?
O que são os acontecimentos mentais?
Poderão as máquinas pensar?
Como interage a mente com o mundo?
A Filosofia da linguagem:Trata dos problemasrelacionados com o funcionamento da linguagem e o fenômeno do significado linguistico.
Como é possivel referir coisas no mundo usando palavras?
O que confere sentido a um termo ou a uma frase?
Axiologia:Trata a natureza dos valores.O que são valores?
Os valores estão nos objetos ou em quem os valoriza?
Metafísica e Ontologia:A Metafísica trata problemas relacionados com os aspectos mais gerais da estruturada realidade.A Ontologia é a parte da Metafísica que trata a existência ou o que há.
Que tipo de entidades há?
os números existem realmente, como as cadeiras?
Haverá verdades necessárias?
A vida tem sentido?

Maiores expoentes:
Na Grécia Clássica:
Platão(428-348 a.C.)
A filosofia de Platão desenvolveu-se a partir dos ensinamentos de seu mestre Sócrates.Sua concepção filosófica tem como núcleo a...
tracking img