Ecomercce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Internet e os Negócios

Com a internet, o mundo dos negócios ganhou dinamismo, velocidade, lucro rápido, mas também novos riscos. O excesso de empolgação e visão de lucro rápido podem levar as pessoas e empresas a entrarem no mundo dos negócios online sem a devida preparação e conhecimento, correndo assim riscos de grandes prejuízos.

Surgimento da internet comercial
1960 – EUA – Com aintenção de criar tecnologia que permitisse a comunicação entre computadores de locais diferentes ligados a redes distintas, surge a “internet”, através de projetos do governo dos EUA e academias de ensino. 1970 – Com o sucesso do projeto, algumas universidades norte-americanas se conectam na chamada rede de redes, mais tarde conhecida como internet. 1980 – Os pc’s pessoais ficam menores e um poucomais populares e a internet começa a ser usada publicamente, mas sem a popularidade e velocidade de hoje. 1990 – A concorrência faz o preço dos pc’s caírem e milhões de pessoas começam a utilizar esse novo equipamento e também nessa época se populariza o www (word wide web) facilitando o acesso e despertando o interesse das empresas que começam a se perguntar como ganhar dinheiro com essa novaferramenta.

Ganhando dinheiro com a internet

A internet não foi planejada para fins comerciais. Esse fato foi superado pela pressão das grandes empresas, que viam nessa ferramenta um meio de atingir milhões de pessoas e a oportunidade de grandes negócios. Assim em março de 1991, o governo dos EUA estabelece a política de uso e marca o início da internet comercial. Mas como fazer alguém comprarum produto sem tocá-lo e as vezes nem ao menos vê-lo? As coisas não seriam tão fáceis e pra piorar não existia um padrão pra esse novo comércio (eletrônico) e a segurança não era boa. A evolução viria?

Pás e Picaretas

Como aconteceu na corrida do ouro de 1848 a 1855 no oeste norte-americano onde a maioria dos garimpeiros nada conseguiu, mas os fornecedores de pás e picaretas ganharam muitodinheiro, com a internet não foi diferente. Empresas como a AOL (América Online), Microsoft e Cisco, fizeram o mesmo papel dos vendedores de pás e picaretas, ou seja, forneceram as ferramentas de trabalho (software, hardware e roteadores) que possibilitaram o acesso de indivíduos e empresas à rede e tiveram um crescimento meteórico. Essa nova tecnologia trouxe novas empresas criadas com o foconos negócios online. São as chamadas empresas “.com” (nos EUA os sites comerciais terminam por .com) que compunham juntamente com as empresas de TI a “nova economia”.

Lupas e Imãs: A Era da Exuberância Irracional
No romance Cem anos de Solidão de Gabriel García Márquez, os moradores da pequena e fictícia cidade de Macondo viam os ciganos como poderosos mágicos, pois os mesmos traziam objetosque a população nem imaginava que existia como, imãs e lentes de aumento (lupas). Na esperança de encontrar ouro com os imãs, um dos líderes da comunidade chegou a trocar todas as suas economias por alguns pares deste objeto. Na internet da segunda metade de 1990 até meados de 2000 ficção e realidade se confundem. Como o líder da comunidade, muitas pessoas e empresas investiram suas economias embusca do ouro virtual. A nova ferramenta chamada internet parecia mágica com a velocidade sem precedentes com que transmitia as informações. Empresas surgiam as dezenas, os riscos foram esquecidos e os bancos de investimentos lideravam a especulação financeira. Esse fenômeno durou e afetou tanto as economias dos EUA e mundial que o presidente do Banco Central dos EUA à época Alan Greenspan batizou omomento de “exuberância irracional”. Mas como o previsto por alguns, as empresas sem planejamento fecharam, bilhões de dólares foram perdidos e o comércio online ficou malvisto.

Depois da tempestade
Passada a tempestade, a grande lição a se tirar do período da “exuberância irracional” é que tecnologia só não basta. Mas fazer negócios na rede e consequentemente ganhar muito dinheiro é...
tracking img