Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Sintetize e compare os conceitos antigo e moderno de política. R: No conceito antigo a política era uma continuação ética, só queaplicada á vida pública, depois de refletir Aristóteles investigou em política as instituições públicas e as formas de governo capazes de propiciar uma melhor maneira de viver em sociedade,ele considerava essa investigação fundamental, pois para ele a cidade é uma criação natural e o homem também é, por natureza, um animal social é político.

2- Poder é a posse dos meios quelevam á produção de efeitos desejados. Explique essa afirmação.R: Essa afirmação foi com base no sentido etimológico da palavra, dada pelo filosofo Bertrand Russell, em outras palavras o individuo que detémesses meios tem a capacidade de exercer determinada influência ou domínio e, por seu intermédio, alcançar os efeitos que deseja.

3- Comente a afirmação de Noberto Bobbio de que o poderpolítico é o poder supremo numa sociedade de desiguais. R: Bobbio desenvolve o argumento deque o poder econômico e fundamental para que o mais rico subordine o mais pobre, bem como o poder ideológico é necessário para conquistar a adesão da maioria das pessoas da maioria daspessoas aos valores do grupo dominante, no entanto, só o uso do poder político, da força física, serve, em casos extremos, para impedir a insubordinação ou desobediência dos subordinados, narelação entre dois ou mais grupos poderosos, em termos econômicos ou ideológicos, o instrumento decisivo na imposição da vontade é a guerra, que consiste no recurso extremo do poder político.
tracking img