Controlo da expressao genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controlo da expressão génica








Controlo da expressão génica: mecanismos gerais
• Ao nível da transcrição
1 - Modificações das histonas e remodelação da cromatina; 2 - Exclusão alélica (imprinting, lionização do cromossoma X, rearranjos génicos nos linfócitos T e B); 3 - Ligação de factores de transcrição específicos de tecido; 4 - Ligação directa de hormonas, factores decrescimento ou 2º mensageiros a sequências da região reguladora (denominadas elementos de resposta) 5 – Uso de promotores alternativos

• Ao nível da pós-transcrição
1 – Splicing alternativo 2 – Poliadenilação alternativa 3 – Edição de RNA específica de tecido 4 – Mecanismos de controlo da tradução 5 – miRNAs As modificações das histonas e remodelação da cromatina são responsáveis pela criação dedomínios de cromatina activos ou inactivos do ponto de vista da transcrição. Este mecanismo, o imprinting e a lionização do cromossoma X são considerados mecanismos epigenéticos.

Controlo da expressão génica: mecanismos gerais

• Ao nível da pós-tradução
Este nível inclui o processamento das proteínas e possibilita uma enorme variabilidade de proteínas funcionais. Inclui mecanismos como: 1 –Adição de radicais químicos . Fosforilação/desfosforilação . Glicosilação . Acetilação/desacetilação . Metilação . Hidroxilação, etc 2 – Clivagem 3 - Complexação com outros polipeptídeos 4 – Ubiquitinização

Controlo da expressão génica: ao nível da transcrição
1. Por vezes, quando os genes são translocados para outras posições, nomeadamente para regiões peri-centroméricas ou peri-teloméricas, aexpressão pode ser anulada não obstante a sequência génica estar intacta. Como explica o silenciamento da transcrição? A tabela corresponde às características de domínios de cromatina activos e não activos. Complete-a.

Característica
Estrutura da cromatina

? ? Desmetilação, principalmente nas regiões promotoras ?

? Muito condensada

Metilação do DNA

?

Acetilação das histonasDesacetilação das histonas

Controlo da expressão génica: ao nível da transcrição

A figura representa a região promotora do gene da insulina. As setas representam a ligação de factores de transcrição a sequências reguladoras. Os factores de transcrição de cor escura são ubiquitários e os de cor vermelha são específicos. 2 - Porque é que só as células pancreáticas produzem insulina? 3 - O querepresenta o símbolo +1?

Controlo da expressão génica: ao nível da transcrição

A imagem representa os 7 promotores alternativos do gene da distrofina: C, cortical; M, músculo, p, Purkinje; R, retina (+ cérebro e músculo cardíaco); CNS, Sistema nervoso central (+ rim); S, células Schwann; G, geral. Para cada promotor há um exão inicial (pintado a vermelho na figura de baixo). 4 - As isoformasda proteína distrofina serão todas iguais?

Controlo da expressão génica: ao nível da transcrição

Complexo hormona/ Receptor

Subunidades Reguladoras

Libertação da subunidade Catalítica

O controlo da expressão de alguns genes está dependente de estímulos externos como concentrações extracelulares de iões ou de glicose, da estimulação por hormonas ou por factores de crescimento, etc.É uma expressão génica induzida. As imagens mostram como as hormonas glicocorticóides e o 2º mensageiro AMPc activam a transcrição de genes que na região reguladora têm sequências (elementos de resposta) reconhecidos, respectivamente, pelo receptor dos glicocorticóides e pelo factor de transcrição CREB. 5 - Dado que as hormonas circulam na corrente sanguínea porque é que só algumas célulasrespondem?

Controlo da expressão génica: ao nível da pós-transcrição

Splicing alternativo e poliadenilação alternativa

Tradução

Clivagem pós-tradução

Processamento diferencial do gene da calcitonina envolvendo mecanismos de splicing alternativo e de poliadenilação alternativa: na tiróide forma-se a calcitonina e no hipotálamo forma-se o péptido CGRP, com funções tróficas e de...
tracking img