Uso e abuso de drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
USO E ABUSO DE DROGAS
Falaremos sobre o uso e o abuso de drogas, considerando as drogas em si, sua classificação e seus efeitos no organismo. Vimos a diferenciação entre experimentação, uso, abusoe dependência de drogas.
Podemos observar as pesquisas de dados recentes sobre epidemiologia do uso de substâncias psicotrópicas no Brasil. E finalmente foi feita uma abordagem multidiciplinarsobre o uso do crack.
Os efeitos causados pelas drogas, conforme vimos, podem ocasionar três alterações na consciência do indivíduo, podendo deprimir, estimular ou pertubar o sistema nervosocerebral-SNC, causando alterações diversas no sistema nervoso. É certo que as drogas (exceto as lícitas, ou seja, aquelas usadas por orientação e com supervisão médica) causam efeitos negativos e catastróficosno organismo. Porém a dimensão desses efeitos e dessas consequencias, bem como a pré-disposição para o seu uso, estão diretamente ligados ao contexto social e às experiências de cada um, podendo seuuso apresentar poucos riscos ou assumir padrões altamente prejudiciais, tanto na esfera biológica, psicológica e social.
Toda droga pode causar dependência, seja física ou psicológica, até mesmoaquelas consideradas lícitas, quando usadas indiscriminadamente. Contudo, a dependência está diretamente ligada às circunstâncias biológicas do indivíduo, do tipo da substância psicoativa utilizada, dadose e das relações interpessoais.
Tanto os efeitos dessas substâncias no organismo, quanto as consequências do seu uso (que são inúmeras essas razões e variam de pessoa para pessoa) dependem docontexto em que é usada e das experiências de cada usuário e não apenas das substância em si. É fundamental que se leve em conta as características do usuário, sua história de vida, o ambiente em que omesmo vive.
Para o operador do direito, diferenciar a experimentação, do uso, do abuso e da dependência de substâncias psicoativas, permite melhor diagnosticar e classificar o quadro clínico, bem...
tracking img