Os erros mais comuns nos sites das empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os erros mais comuns nos sites de empresas
O site é a peça mais básica da existência digital. Não que você não possa existir sem ele. Você pode ter um blog, uma conta no Facebook ou no Twitter, um canal no YouTube, e viver muito bem sem nunca ter criado um site. Mas para as empresas é quase inviável imaginar um trabalho de marketing digital sem ter um endereço (www) e um site adequados paracomeçar.
Durante meus estudos e minhas consultorias, encontro uma enormidade de problemas nos sites das empresas, que aparentemente elas não percebem. Muitas investem em sites acreditando que têm uma boa presença na Internet, mas desconhecem os problemas de suas próprias páginas e como isso afeta sua imagem perante o consumidor. Pior do que não ter um site é ter um com sérios problemas denavegabilidade ou com outros erros grosseiros.
Há algum tempo, fiz uma pesquisa que mostrou que menos de 5% dos sites pesquisados podiam ser considerados muito bons, e 30% foram considerados bons ou regulares. Mais de 60% dos sites foram classificados como ruins, pois tinham problemas sérios de navegação, erros grosseiros, textos ilegíveis e outros problemas graves. Finalmente, em pelo menos 5% dos sitespesquisados era quase inviável a navegação, ou porque os sites eram bloqueados pelo antivírus, ou porque o carregamento era tão lento e cheio de erros que tornava difícil até a pesquisa.
Lógico que esses números podem variar de setor para setor, mas seguramente a incidência de sites que podem ser classificados como ruins ou péssimos é alarmante em qualquer setor econômico.
O site de sua empresa é ocartão de visitas, a vitrine virtual de seu negócio. Quando o consumidor acessa o seu site ele deseja sobretudo agilidade e clareza nas informações. Agilidade porque ele está acostumado com o Google, o YouTube e o Facebook, onde tudo é muito rápido. Clareza porque a falta do contato pessoal quando se acessa um site não permite que se cometam muitos erros. Não há um vendedor ou uma telefonistapara falar com o consumidor. É ele e seu site. Se ele não entender direito o que você faz, buscará outro site, outra empresa.
Por tudo isso, veremos, neste artigo e no da próxima semana, alguns erros que muitas empresas ainda cometem em seus sites e que podem ser facilmente evitados. Hoje veremos um dos principais problemas: a falta de testes.

Teste, teste, teste

A primeira recomendação geralé: Teste sempre, teste tudo.
O grande problema da maioria dos sites das empresas é que eles são feitos às pressas e sem o devido cuidado. Assim, acabam tendo erros de apresentação que incomodam muito o consumidor durante o acesso.
Esses erros vão de páginas que não existem a formulários de contato que geram erro.
São erros simples de se encontrar e corrigir, mas que incomodam e atrapalham. Minhasugestão é que você peça a alguém, ou até contrate um de seus consumidores, para navegar por todo o site da sua empresa, anotando cada erro que encontrar.
Você vai ficar surpreso com as descobertas.

Compatibilidade dos navegadores

Nem todas as pessoas sabem disso, mas os navegadores não são totalmente compatíveis uns com os outros. Versões diferentes do Internet Explorer se comportam deformas diferentes, e o Firefox se comporta de forma diferente também. O mesmo vale para o Google Chrome, ou para o Safari, o navegador da Apple, que roda também no iPhone e no iPad.
Assim, é muito importante que você teste seu site para os navegadores mais comuns. Teste o site em vários navegadores e em várias versões.

Cuidado com os programas e cadastros

No caso de sites com funções maisavançadas, como cadastros mais elaborados, programas de fidelidade ou redes sociais, a atenção deve ser redobrada.
Conheço casos de empresas que fizeram grandes campanhas para depois descobrirem que o cadastro continha erros de programação. Ou seja, que não tinham os dados e informações dos consumidores participantes por um erro de programação.

E lembre-se: teste sempre, teste tudo


No...
tracking img