Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades – Filosofia da Educação

Pág. 121
1- A instituição escolar não existiu sempre, e sua natureza e importância variaram no tempo, dependendo das necessidades socioeconômicas dos grupos emque esteve inserida.

3- O realismo pedagógico considerava que a educação deveria partir da compreensão das coisas e não das palavras. Nesse trabalho de instauração da nova escola se empenharamtanto educadores leigos como religiosos mais progressistas, queriam mudar os rumos do ensino não só quanto as obsoletas práticas didáticas, mas também quanto ao conteúdo transmitido: a vertente leigadefendia a secularização do pensamento, bem ao gosto do movimento humanista, voltado para a superação da visão religiosa do mundo. A industrialização e a urbanização exigiram mudanças dentro da escola: aformação acadêmica predominantemente humanística contrapunha-se a necessidade de formação técnica especializada. Em níveis superiores, sentia-se a necessidade de transmissão dos conhecimentos dasnovas ciências, bem como estímulos para novas descobertas, a fim de que a tecnologia se desenvolvesse ainda mais. O ensino elementar, a exigência de ampliação da rede escolar tornou-se mais premente, umavez que o operário das fabricas, mais do que o camponês, precisava pelo menos saber ler, escrever e contar.

6- O Brasil é o terceiro país em índice de analfabetismo da América Latina, atrás apenasdo Haiti e da Guatemala, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira por uma ONG.
De acordo com a ONG Alfalit, os níveis de analfabetismo no Brasil chegam a 11,4%, número que só não é pior queo do Haiti, 41,7%, e da Guatemala, 30,9%.
Entre os países com menor porcentagem de pessoas que não sabem ler estão Chile, Argentina e Uruguai.
No Chile há dois milhões de pessoas que não sabemler, número que significa 4,3% da população, antecedido por Uruguai (4%) e Argentina (2,8%)
No ranking de 2010, o Brasil apresenta a sétima maior taxa de analfabetismo entre os 28 países da região....
tracking img