Particionamento de disco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADVICE - Núcleo Integral de Formação e Pesquisa Técnico Profissional Curso: Técnico de Informática Noturno Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Eder Santana Aluno: Guilherme da Silva Oliveira

Semana Técnica

Patos de Minas, 14 de Maio de 2012.

Guilherme da Silva Oliveira

Semana Técnica
Trabalho desenvolvido para a disciplina Sistema Operacional, sob orientação do ProfessorEder Santana como conteúdo integrante da disciplina Manutenção do curso Técnico de Informática Noturno – ADVICE – Núcleo Integral de Formação e Pesquisa Técnico Profissional.

Patos de Minas, 14 de Maio de 2012.

Partição de Disco
Basicamente são três os principais tipos de particionamento sobre os quais devemos entender a fim de instalar um sistema operacional. Sistemas operacionais Windowsem geral, utilizam os tipos fat16 ou fat32. Em suas versões mais atuais o tipo utilizado é o NTFS. Enquanto que no Linux tem-se instalado a partição EXT – extendida.

O que é uma partição
Uma partição é um espaço do disco que se destina a receber um sistema de arquivos – ou em um caso particular, outras partições. Em sistemas DOS/Windows, cada partição recebe uma letra de unidade (C:, D:, etc.).Em Linux o esquema é diferente, as partições são nomeadas da seguinte forma: nome do dispositivo + número da partição. Assim, a primeira partição do disco IDE (dev/hda) se chamará /dev/hda1, a segunda /dev/hda2 e assim por diante de forma que cada disco deve ter no mínimo uma e no máximo 16 partições.

Tipos de Partições
Em resumo, existem três tipos possíveis de partições: primária, extendidae lógica como segue abaixo: Partições Primárias Este tipo contém um sistema de arquivos. Em cada disco devem haver no mínimo uma e no máximo quatro partições primárias. Se existirem quatro partições, nenhuma outra partição poderá existir no disco. As partições primárias são nomeadas da seguinte forma:     /dev/hda1 /dev/hda2 /dev/hda3 /dev/hda4

Sendo que uma desta deve estar marcada comoativa para que a BIOS possa iniciar a máquina por ela.

Partição Extendida

Está deve ser tratada apenas no singular pois só pode haver uma partição estendida em cada disco. Uma partição estendida é um tipo especial de partição primária que não poder conter um sistema de arquivos. Ao invés disso, ela contém partições lógicas. Se existir uma partição estendida, ela toma o lugar de uma daspartições primárias, podendo haver apenas três. Se houver, por exemplo três partições no disco, sendo duas primárias e uma estendidas o esquema de nomes seria o seguinte:    /dev/hda1 (Primária) /dev/hda2 (Primária) /dev/hda3 (Estendida)

Partições Lógicas Também chamadas de unidades lógicas, as partições lógicas residem dentro da partição estendida. Podem haver de uma a 12 partições lógicas em umdisco, que são numeradas de 5 a 16.

Diferença entre DOS/Windows e GNU/Linux
Em sistemas Windows, as partições são enxercadas pelo sistema operacional como letras de unidade. As partições primárias e lógicas recebem cada uma, uma letra de unidade iniciando em C. A partição estendida não recebe nenhuma letra já que não vai receber nenhum sistema de arquivos e, por isso, não será acessíveldiretamente pelo usuário. No Linux o usuário é quem controla o local onde serão montadas as partições de seu disco. Onde se pode enxergar todas as partições e pode-se montar três delas no sistema de arquivos raiz (/).

Sistemas de Arquivos

NTSF O NTSF, sigla em inglês para New Technology File System é o sistema de arquivos padrão para o Windows e suas versões. Foi desenvolvido quando a Microsoftdecidiu criar o Windows NT. Como ele deveria ser um sistema completo e confiável, o FAT não servia como sistema de arquivos por causa de suas limitações e falta de recursos. Na época, a empresa de Bill Gates pretendia abocanhar uma fatia de mercado até então ocupada pelo UNIX. Anteriormente, já haviam tentado fazer uma parceria com a IBM, lançando o OS/2, no entanto as duas empresas divergiam em...
tracking img