Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: JULIANE B MAGALHÃES RA: 02110160 PEDAGOGIA 2ºA

QUAL A RELAÇÃO ENTRE PLATÃO E O MITO DA CAVERNA?

O mito da caverna é uma metáfora da busca pela verdade. É o homem que consegue abrir mão de uma situação confortável e segura ( a caverna) para ir atr's de algo duvidoso, porém, real. Ao optar pela saída da caverna, ele se diferencia dos outros e conhece a realidade, percebe como o mundorealmente é. Se um ser humano estuda história, sociologia, política, ele sai do mundo do conforto e aparências e conhece a realidade. Pode ser uma escolha dolorosa, porque a verdade nem sempre é bela. Os políticos tentam nos garantir conforto, com suas leis. Mas, se buscarmos a verdade, veremos algo doloroso: eles, muitas vezes enganam o povo. O povo é iludido com seus benefícios sociais:liberdade, poder de aquisição, etc. Mas, além desse mundinho, há muito mais coisas: fome, violência, e pessoas que manipulam os menos favorecidos. Por que será que o governo não investe em educação? Porque se as pessoas forem capazes de pensar, elas não poderam mais ser manipuladas com facilidade por aqueles que estão no poder.
Nós ainda vivemos como no mito da caverna de Platão. Para nós a realidade éuma sombra e nada mais que isso. Os meios de comunicação nos fazem viver na sombra ao invés de nos dar informação, nos fazem ouvir e ver somente o que gostamos, o governo não se preocupa com a cultura, não temos programas culturais nos meios de comunicação, ligamos a televisão e vemos novelas e enlatados fabricados com enredo que incutem nas nossas cabeça propaganda e cultura de outros estados epaíses, histórias irreais, cada capítulo torna-se conversa nos dias seguintes, com isso mostrando que o povo não tem um assunto, mas, sim novela para conversar.
As rádios são um absurdo, só tocam as músicas comerciais, músicas que não acrescentam nada, tenho observado que nos programas de massa as propagandas são de remédios, como a maioria do povo não tem condição de consultar um médico, acreditamnas propagandas e as contra-indicações passam rapidinho no canto da tela de TV sem dar tempo até para ler e na rádio então nem se fala. Nos outdoors apelos incríveis com mulheres lindas forçando propaganda de tudo quanto é consumível. Temos que engolir propaganda política mentirosa, políticos mentirosos tentando angariar votos através da mídia, infelizmente o governo não investe em livros, issoos torna muito caros, impossibilitando a leitura para maior parte da população. É pela mídia que recebemos informações acrescentando nossos valores morais, numa sociedade toda ela determinada e influenciada. Pensadores afirmam que a mídia forma o quarto poder de um Estado Democrático constituído sob a égide do princípio de separação de poderes idealizados por Charles Secondat Montesquieu(1689-1755). Para Neumann (19912, p.16), “a televisão é como uma arma de controle da classe” trabalhadora, e também o veículo de maior influência sobre a consciência dos indivíduos. Seja dialogando, escutando rádio, vendo televisão, lendo jornal ou revista, recebemos não somente informações, mas uma bagagem formativa que nos faz homens livres e escravos. Portanto, o ato de informar está ligado àfinalidade sócio-moral (Neumann, 1991, p.13). Nos passamos muito tempo à frente de uma TV e o que aprendemos, o que nós tiramos de proveito em tudo isso, precisamos pensar, analisar e separar afim de que saiamos da escuridão da caverna.

NOME: JULIANE B MAGALHÃES RA: 02110160 PEDAGOGIA 2ºA

QUAL A RELAÇÃO ENTRE PLATÃO E O MITO DA CAVERNA?

O mito da caverna (também chamado de Alegoria da caverna,Prisioneiros da caverna ou A Parábola da caverna) descreve a seguinte situação: em uma caverna, separada do mundo exterior por um muro bem alto, moram diversos humanos presos por correntes. Essas pessoas vivem assim, sempre iluminadas pela luz do exterior.
De dentro da caverna é possível ver diversas sombras se movimentando, reflexos das pessoas do mundo de fora. Os prisioneiros, porém,...
tracking img