Filosofia e seu devir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Idéia central reflexão do texto:
R: O devir é a nossa característica fundamental e a de tudo quanto no mundo nos rodeia. Por isso a filosofia se tem empenhado, desde o início, em compreender odevir, cuja questão decisiva é a relação deste com o ser. A princípio, somente se enxergavam dois caminhos, ou se deixava perecer o devir no ser, ou o ser no devir. tanto o devir como o ser eraminterpretados como pura aparência. Ambos os tipos de concepção se defrontam em Parmênides e Heráclito, embora não tão acentuadamente como durante muito tempo se acreditou.

2)Argumentos/visão critica (quaisos assuntos abordados no texto)
R:nasce a filosofia,os pré-socráticos (tales de mileto,Pitágoras de Samo, Heráclito, Zenão e Eléia ,Anaxàra de Clazomene e Protàgoras de Abdera ).
A substância épara os pré-socráticos a matéria de que todas as coisas se compõem; mas é, também a força que explica a sua composição, do seu nascimento, a sua morte, e a sua perpétua mudança. 'Ela é princípio não sóno sentido de explicar a sua origem mas ainda e sobretudo no sentido que torna fácil.

3)Conclusão/sugestões sobre o texto
Além do mundo o homem deve examinar a si próprio. Na pesquisa o filósofopode encontrar diversas respostas diretas e claras a respeito do mundo. Mas ao pesquisar a si próprio o homem vai encontrar uma profundidade infinita de conhecimentos a serem descobertos. Quanto maisnos aprofundamos em nós mesmos mais percebemos que somos mais profundos.









4) Questões respondidas sobre o texto:

1)Após os pré- socráticos qual foram os próximos filósofos que daum grande passo para a historia da filosofia?
R:os Clássicos ,filosofo dos chamado século de Péricles época em que a filosofia atinge seu apogeu no mundo grego.

2)existem 2 conceitos chaves noPitagorismo cite os dois e explique
R:o cosmo e os números, ambos são indissociáveis,pois não poderíamos falar de cosmos isto è de ordem e harmonia na natureza sem uma arkè que produzisse essa ordem...
tracking img