Filosofia e etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO – FILOSOFIA E ÉTICA


1. QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE O MITO E A FILOSOFIA ? QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ?
R- MITO -É uma narrativa sobre as origens e relação divina. Os mitos se utilizam de muitas simbologias, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. FILOSOFIA – É justamente a investigação daquilo que se supõecomo conhecido e o que cada um pensa que já sabe bastante. A filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. DIFERENÇA – O Mito explica através de fabulações e aFilosofia através de raciocínio lógicos. SEMELHANÇAS -É que são duas formas de pensar: uma mais antiga (Mito) e outra mais moderna ( Filosofia)

2.EXPLICAR O QUE É A NOVA FORMA DE PENSAR ATRAVÉS DA PASSAGEM DO MITO PARA A FILOSOFIA A PARTIR DO PENSAMENTO DOS PRÉ SOCRATICOS.
R- Asexplicações das realidades através dos mitos era comuns entre os gregos até o advento da Filosofia, por volta do ano VI a.C. Com o surgimento dessa nova ciência o modelo mítico foi sendo questionado e substituído por uma forma de pensar que exigia outros critérios para o surgimento de novos argumentos. Surgindo assim a Filosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validadeuniversal. A grande preocupação dos Pré-Socráticos era com relação a origem do universo. Sendo que a maior contribuição desses pensadores foi a contemplação e utilização de um elemento que pudesse explicar a origem de todas as coisas. Os diferentes filósofos escolheram diversos motivos e razões para dizer qual era o princípio eterno e imutável que está na origem da Natureza e de suastransformações. Como por Exemplo Leucipo e Demócrito que afirmavam que o principio de tudo eram os átomos, sendo a realidade feita de partículas.

3. ESCREVER O QUE ENTENDEU SOBRE ÉTICA A PARTIR DOS PENSAMENTOS DE SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES.
R- Ética Sócrates - Sob a ótica de Sócrates pude entender que os valores da vida e das virtudes devem ser preservados e valorizados.Ele prezava peloconhecimento e fazia o máximo para poder tirar o melhor das pessoas e para isso até se fazia de ignorante para que pudesse iniciar um diálogo para com isso fazer com que as pessoas refletisse, pensasse e desse a luz a ideias novas e importantes que sempre estiveram dentro delas perdidas nas sombras da ignorância. Com essa maneira toda peculiar de agir ele conseguia fazer com que as pessoasfizesse uma auto-reflexão, que levaria ao desenvolvimento de ideias complexas que acreditava ser o caminho da prática e da verdade. Acredita que o que é bom para alguém deve ser igualmente bom para o outro em circunstâncias semelhantes. Com esse modo de pensar podemos colocar essa pratica em nosso andar diário, de tratarmos as pessoas da mesma maneira que gostaríamos que fôssemos tratados, ou seja,sermos honestos ,sinceros e verdadeiros com todas pessoas.
R– Ética Platão - Sob a ótica de Platão pude entender que a ética ideal , era aquela que levaria à prática do bem, ou seja, uma pessoa para ser feliz deveria exercere demonstrá práticas que fossem condizentes com seu procedimento e sua maneira de agir e comporta-se na sociedade de um modo ideal, com a Ética ideal, que levaria a pratica do bem, invariavelmente, em função da extensão das instituições que eliminariam a vida privada.Platão era tão certo e conciso em sua s ideias que tinham-nas por mais certo, por exemplo, que os fenômenos da natureza....
tracking img