Filosofia: o saber como objetivo.

A expressão ‘filosofia’ em sua origem etimológica provém do grego philosophia e significa amor do saber, de acordo como o Dicionário Houaiss da LínguaPortuguesa. 
Deleuze e Guattari (1992, p. 11) substituem a expressão ‘amor do saber’ por ‘amigo do saber’ julgando-a mais adequada à origem grega, já que a palavra amigo para os gregos seria designativo de certaintimidade competente, uma espécie de gosto material e uma potencialidade, 
[...] “o amigo tal como ele aparece na filosofia não designa mais um personagem extrínseco, um exemplo ou umacircunstância empírica, mas uma presença intrínseca ao pensamento, uma condição de possibilidade do próprio pensamento, uma categoria viva, um vivido transcendental.” (IBID.)
Nessa acepção a filosofia encontra-sevinculada a uma postura inquiridora perante a realidade. Entretanto essa atitude não se restringe à dúvida comum, ou mesmo àquela traumática diante de uma situação adversa, lógica ou psicológica.Encontra-se melhor espelhada em uma necessidade intrínseca de saber, de conhecer, de denominar, de abstrair, de concretizar. Num impulso para domesticar o ‘mundo’ e fazê-lo próximo para buscar respostasde indagações. 
O que assume a postura filosófica (o filósofo) torna-se amigo e amante do saber, da sabedoria (e não da filosofia e do mundo). Uma atitude apaixonada, que pode envolver todas asvirtudes e vícios de uma paixão, mas metodológica, racional e ansiosa pela coerência. Dessa forma apresenta uma situação conflituosa de insatisfação e busca contínuas com necessidades lógicas eepistemológicas.
A filosofia assume, portanto a condição de uma atitude de dedicação frente ao conhecimento. Mas existem algumas formas de constituir uma relação com o conhecimento, e por derivação com o‘mundo’, que não podem ser confundidas com o conhecimento filosófico, como, por exemplo, a religião, a ciência e a arte. Então, em que consiste o conhecimento filosófico?
Sobre essa questão Chauí... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Filosofia: saber com objetivo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofia-Saber-Com-Objetivo/119308.html

MLA

"Filosofia: saber com objetivo" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofia-Saber-Com-Objetivo/119308.html>.

MLA 7

"Filosofia: saber com objetivo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofia-Saber-Com-Objetivo/119308.html>.

CHICAGO

"Filosofia: saber com objetivo." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofia-Saber-Com-Objetivo/119308.html.