Teoria da hierarquia das necessidades de maslow e herzberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow e de Herzberg
Abraham Maslow sugeriu que muito do comportamento do ser humano pode ser explicado pelos seus desejos. Essa necessidade determina o quepassa a ser importante para o indivíduo e como tal. Na teoria de Maslow as necessidades constituem-se em fontes de motivação.
Como tal existem diversos tipos de necessidades, sendo as NecessidadesFisiológicas as mais importantes pois não necessárias á vida do homem e da sua espécie como por exemplo a comida, a bebida, a respiração, o sexo, o abrigo e o vestuário. De seguida podemos verificaras características a Necessidade de Segurança que se refere á estabilidade ou manutenção do que se tem, como por exemplo a segurança física pessoa, a segurança financeira, a saúde e o bem-estar e arede de protecção contra imprevistos. Depois vem a Necessidade de Socializar, que inclui aspectos que envolvem relacionamentos entre o ser social, por o ser humano precisa de ser aceite pela sociedadeem que vive e fazer parte de uma comunidade. Depois da Necessidade de Socializar podemos verificar a Necessidade de uma boa auto-estima pois é um desejo do ser humano que deve ser aceite por si mesmo epelos outros. Por fim após estas necessidades todas concluímos com a Necessidade de Autonomismo. Esta necessidade se refere à motivação para realizar o potencial máximo do ser, ou seja, o indivíduoprocura tornar-se aquilo que ele pode ser, explorando suas possibilidades. Este pode ser considerado a motivação maior e a única verdadeiramente satisfatória para a natureza humana.
Podemos observarque as necessidades humanas descritas por Maslow podem ser consideradas motivações humanas, ou seja, são as diversas necessidades que fazem com que o homem tenha motivação para agir. No entanto, ébastante questionável o facto de que exista uma hierarquia de tais necessidades. Para se satisfazerem as necessidades mais no topo têm que ser satisfeitas das outras que estão hierarquicamente abaixo....
tracking img