Filosofia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA POLÍTICA
PENSAMENTO POLÍTICO: DO ILUMINISMO AOS NOSSOS DIAS
Desde a antiguidade a Filosofia Política investiga questões ligadas à autoridade e ao governo.
Cabendo a esta área refletir sobre a origem e a legitimidade das formas de poder presentes nas sociedades humanas.
Sendo que esta investigação gera questionamentos importantes sobre o poder político e sua relação com avida das pessoas.
Por exemplo: Como ele surgiu? Deve ser respeitado incondicionalmente? Quem pode exercê-lo? Podemos participar das decisões políticas? Que direitos e deveres cabem aos governantes e aos governados? Existe liberdade com a política? Interesses de Estado devem ter prioridades sobre interesses particulares?
MODERNIDADE
Tais questões inauguraram novas e expressivas teoriasfilosóficas sobre o poder e a participação política. Considera-se o pensamento de Maquiavel como marco desta passagem para a nova mentalidade, ou seja, com seu livro “O Príncipe” é inaugurado o pensamento político moderno.

-------------------------------------------------
TITO, Santi di. Retrato de Maquiavel. Século XVI.
“Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outrosdiscernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis.” (Maquiavel).
UM POUCO DE HISTÓRIA
|
   As transformações econômicas e sociais da Idade Moderna, principalmente a Revolução Industrial e os progressos científicos, provocaram mudanças na maneirade pensar e de sentir dos europeus.   A Revolução Inglesa do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII foram conduzidas pela burguesia inglesa, o objetivo desses movimentos revolucionários era destruir as estruturas econômicas, sociais e políticas que sustentavam o Antigo Regime, tais como o direito divino dos reis, a política econômica mercantilista e o poder político da IgrejaCatólica.    A crise do Antigo Regime foi acompanhada por um conjunto de novas idéias filosóficas e econômicas que defendiam a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis. As idéias econômicas defendiam a prática da livre iniciativa. Esse movimento cultural, político e filosófico que aconteceu entre 1680 e 1780, em toda a Europa, sobretudo na França, no século XVIII, ficouconhecido como Iluminismo, Ilustração ou Século das Luzes.   Os iluministas caracterizavam-se pela importância que davam à razão. Somente por meio da razão, afirmavam ser possível compreender perfeitamente os fenômenos naturais e sociais.  Essas idéias baseavam-se no racionalismo. Defendiam a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento. Na verdade, o Iluminismo foi umprocesso longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII.      O Iluminismo iniciou-se na Inglaterra, mais foi na França, que atingiu seu maior desenvolvimento. Foi na França que viveram os maiores pensadores iluministas, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e D´Alembert. |

As idéias iluministas influenciaram:A bandeira do estado de Minas Gerais foi instituída no dia 8 de janeiro de 1963. Ela é baseada na bandeira que seria adotada após a Inconfidência Mineira e a Independência do Brasil. O triângulo simboliza a Santíssima Trindade. Já a expressão "Libertas quae sera tamen" significa em latim "Liberdade antes que tardia". É uma expressão tirada de um verso de Virgílio, grande poeta romana daantiguidade. A cor vermelha do triângulo foi escolhida pela Assembléia Legislativa, pois representa o ideal revolucionário.
 

-------------------------------------------------
Frontispício da Encyclopédie (1772), desenhado por Charles-Nicolas Cochin e gravado por Bonaventure-Louis Prévost. Esta obra está carregada de simbolismo: a figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa...
tracking img