Filosofia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em geral: parte da filosofia que tem como objetivo específico de indagação o âmbito dos fenômenos políticos. Através dos tempos a filosofia Política foi entendida de modos diferentes e às vezesopostos. Seguindo as indicações de N. Bobbio e de A. Passerin d’ Entrèves, podemos distinguir quatro acepções principais: 1) a filosofia Política como busca da melhor forma de governo, ou seja, comodeterminação da república ótima; 2) a filosofia Política como identificação do fundamento último do poder, ou seja, como determinação do critério de legitimidade da obrigação política; 3) a filosofiapolítica como explicitação do conceito geral de Política, ou seja, como determinação da categoria do fenômeno político; 4) a filosofia Política como análise reflexa dos mapas lingüísticos e conceituais dalinguagem política, ou seja, como metodologia da ciência Política.

O primeiro significado compreende todos os pensadores que, de Platão aos modernos utopistas, formularam o problema do Estado Ideal,ou seja, de um modelo perfeito (ou o menos imperfeito possível) de comunidade humana. O segundo significado compreende todos os pensadores que formularam o problema de origem do poder e dos seustítulos o problema da origem do poder e dos seus títulos de legitimidade (são emblemáticos os casos de Hobbes, Locke e Rousseau). O terceiro significado compreende todos os pensadores (são emblemáticos oscasos de Croce e Schmitt) que se interrogaram sobre características peculiares da Política, ou seja, sobre o que caracteriza e “distingue” o fenômeno político em relação às outras atividades (porexemplo, a moral). O quarto significado compreende os estudiosos do século XX que conceberam a filosofia Política como uma disciplina de “segundo grau”, destinada à elucidação das linguagens e dos métodosda ciência política.

Por certo período, a quarta acepção pareceu ser a única possível e, seguindo a sugestão de Weber e dos neopositivistas, foi interpretada, sobretudo em algumas versões...
tracking img