Um pouco da vida e obra de levi strauss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
l1-Os Autores:

Levi Strauss
Claude Levi Strauss, antropólogo francês, considerado um dos maiores intelectuais do século XX, é também fundador da Antropologia Estruturalista. Nascido em Bruxelas,de família com origem Judaica, sua trajetória intelectual se inicia estudando direito na Faculdade de Paris, logo em seguida, filosofia na Sorbonne, onde se doutorou em 1948, com sua tese que em umprimeiro momento não obteve repercussão: Estruturas Elementares de Parentesco.
Após dois anos da publicação de sua tese, Levi Strauss foi convidado a juntar-se à missão universitária francesa noBrasil, fato que mudaria sua trajetória para sempre. Como professor na USP, organizou diversas expedições pelos sertões brasileiros, onde obteve contato com algumas etnias como: Os Bororo e Cadiuéus.Fato decisivo para seu reconhecimento como Etnólogo. Entre suas obras mais conhecidas estão : Raça e História (1952) , Tristes Trópicos (1955), Antropologia Estrutural (1958) e o Totemismo Hoje (1962).Sua contribuição para a Antropologia atualmente é inestimável, pois suas fundamentações sobre as estruturas, que se eleva em um terceiro nível, a partir da inconsciência, superou diversos paradigmaspelo qual a ciência antropológica passara.
Roberto DaMatta
Roberto Augusto DaMatta nascido em Niterói – RJ (1936), graduou-se primeiramente em história pela Universidade Federal Fluminense, logo emseguida, se especializou em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos anos 60 enquanto muitos intelectuais rejeitavam a influência Estadunidense, DaMattafoi fazer seu Mestrado e Doutorado em Havard. Não seguindo a tendência da época, de buscar compreender os fenômenos sociais pelo marxismo ou o estruturalismo francês, DaMatta resgatava a antropologiade Gilberto Freyre, na tentativa de construir uma antropologia brasileira, focando nos rituais desta sociedade capitalista,como: o carnaval, futebol e jogo do bicho. Tanto que uma de suas obras mais...
tracking img