Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio leia mais em: http: //www.webartigos.com/artigos/resenha-filosofia-em-sala-de-aula-teoria-e-pratica-para-o-ensino-médio

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
Resenha: Filosofia em sala de aula: Teoria e prática para o ensino médio

O ensino de filosofia sofreu drásticas transformações ao longo dos anos. Apesar de estar na grade curricular no Brasildesde o período colonial, a filosofia em um determinado momento desapareceu das escolas, devido a reforma que os 1º e 2º graus sofreram. Mas apesar de toda dificuldade encontrada para ministrar filosofianas escolas, ela vem retornando aos poucos e despertando esperanças a quem ensina e a quem aprende.
A filosofia foi "deixada de lado" devido ao foco da educação que visava um ensino maistécnico-profissionalizante do que humano. Assim sendo, ela passou a ser uma disciplina optativa o que de fato levou a sua extinção. Poucas foram as escolas que conseguiram manter a filosofia em sua gradecurricular. Na década de 80, a filosofia volta de forma discreta a ser implementada no ensino de 2º grau, mas, como disciplina optativa.
O processo demassificação foi um dos motivos pela queda da qualidade doensino, pois com isso, houve uma expansão quantitativa de ingressos das camadas populares e assim como forma de equilibrar, a qualidade de ensino caiu. A escola não era mais elitista, pois até entãoa filosofia proporcionava a formação cultural dos jovens de classe média e alta que iriam ingressar na universidade.Deve-se assim visar a educação para a formação de jovens que são oriundos dediversas camadas sociais.
Essa massificação juntamente com os meios de comunicação contribuiu para a difusão da instrução, incorporando alguns setores que antes eram excluídos. Diante dessa situação, oensino de filosofia passou a ser visto como uma exigência democrática.
A princípio a filosofia era vista como uma disciplina complexa que só poucas pessoas conseguiriam compreendê-la. Como agora arealidade é outra bem diferente, não mais voltada somente a classe elitista e sim a camada de massas, o ensino de filosofia deve alcançar a todos de maneira igual e de forma simples. Essa adequação faz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As teorias linguísticas e as praticas em sala de aula.
  • PROJETOS PARA SALA DE AULA: PRÁTICA-TEORIA-PRÁTICA
  • A tribo dos metaleiros no âmbito da sala de aula do ensino médio.
  • Plano de aula
  • Algumas causas da indisciplina em sala de aula do ensino médio
  • Aulas-Práticas-Ensino-Médio-Genética-Cruzamentos-Genéticos
  • A importância das aulas práticas de biologia no ensino médio
  • Uma abordagem no relacionamento do professor na teoria e na prática em sala de aula.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!