Ruanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Ruanda

Ruanda, é um país pequeno, com mais ou menos 6.850.360 habitantes, porém, é o país mais povoado da África. Como é um país rural, com muito poucas industrias e fabricas; cerca de 90% da polulação trabalha na agricultura, e exporta principalmente café e chá. Faz fronteira com Uganda, Burundi, República Democratica do Congo e Tanzânia.
* Capital: Quigali.
* Moeda: franco de Ruanda.* Idiomas: Francês, inglês e quiniaruanda (oficiais), quissuaíle.

-> História e Colonização:
Durantes muitos anos, ocorreram várias ‘confusões’ e consequentemente mudanças na colonização de Ruanda, nas etnias hutus e tutsis... entre outras coisas. Porém, em 1962, os hutus eram os políticos de maior poder no país. Mas, com o tempo, os ruandeses decidiram se tornar uma república, com oauxílio da ONU; e depois das primeiras eleições, Ruanda foi denominada de República de Ruanda, com Grégoire Kayibanda como primeiro ministro.
Mas, anos depois, vário problemas climáticos e econômicos causaram conflitos, e a Frente Patriótica Ruandesa (RPF), comandada por tutsis refugiados lançou tropas militares contra o governo hutu. O governo militar do general Juvénal Habyarimana se “defendeu” comataques genocidas contra os tutsis.
Durante três meses, em 1994, foram mortos cerca de 1.000.000 tutsis e hutus “traidores”, massacre que ficou conhecido como o Genocídio de Ruanda.

- Diferenças entre Tutsis e Hutus
A divisão destes dois grupos é devido a conflitos, posses de terras, e principalmente, por fatores políticos.
As etnias TUTSIS e HUTUS surgiram por causa da divisão criadapelos colonizadores Belgas, baseada em critérios físicos como altura, cor e formato do nariz.

Os TUTSIS são um “grupo” de pessoas da etnia TUTSI, ‘localizada’ somente em alguns paises da África. É o segundo grupo étinico mais ‘numeroso’ da África.
- Geneticamente, os tustis são iguais aos hutus.
> mais altos > mais claros > narizes finos

Os HUTUS são as pessoas da etniaHUTU, a mais numerosa dentre as outras etnias do continente africano.
> mais baixos > mais escuros > narizes largos


- Genocídio de Ruanda

Como já comentamos acima, durante 3 meses, em 1994, os militares e milicianos hutus assassinaram brutalmente, com armas e principalmente facões; cerca de 1.000.000 tutsis e hutus considerados ‘traidores’ por ajudarem a esconder e protejeros “baratas tutsis”; massacre que ficou conhecido como o Genocídio de Ruanda.
Este massacre surgiu com um ‘plano’ dos hutus: matar seu própio presidente, Juvénal Habyarimana; em um atentado afim de derrubar o avião onde ele estava; pondo toda a culpa nos tutsis.
Antes mesmo do atentado, os hutus já ‘avisavam’ nas radios que os tutsis não prestavam, e que estavam planejando matar o presidentehutu Juvénal Habyarimana. Então, as pessoas já começavam a ‘acreditar’ que os tutsis iriam mesmo fazer aquilo que era falado, e depois do atentdo contra o avião do presidente (planejado pelos própios hutus), tiveram a certeza de que era tudo ‘culpa’ dos tutsis. Como ‘vingança’, os hutus anunciavam nas rádios de Ruanda: “... cortem as árvores altas [...] ”; querendo se referir aos tutsis; que nocaso, eram totalmente inocentes.
Os Interahamwe, que eram tropas hutus; foram treinados e equipados basicamente com facões. Não usavam granadas, pois a mesma matava muito rápido, na hora; o que fazia com que as pessoas não sentissem dor e não sofressem.

Em aula, estávamos fazendo alguns cálculos... e nos apavoramos com o “resultado”: foram mortos aproximadamente 1.000.000 pessoas emRuanda; em apenas 3 MESES. Bom, Caxias do Sul, atualmente, tem cerca de 500.000 habitantes... então, a quantidade de ruandenses mortos no Genocídio equivale mais ou menos ao DOBRO de habitantes da nossa cidade, em apenas 3 MESES!

- ONU

A ONU, Organização das Nações Unidas; é um órgão, uma organização que luta pela paz e pelos direitos humanos, auxilia a segurança internacional e ajuda no...
tracking img