Filosofia do ser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PERCEPÇÃO

Em primeiro lugar vamos definir o que é sensação, que segundo a tradição é o que vemos, sentimos, ouvimos em suas qualidades puras e diretas das coisas, sentimos também qualidades internas, isto é, que se passam em nosso corpo ou nossa mente pelo nosso contato com as coisas sensíveis: prazer.
Percebemos várias qualidades e as sentimos como integrantes das coisas ou de serescomplexos. Temos sensações na forma de percepção. Assim percepção seria uma síntese de sensações simultâneas.
Na tradição filosófica existem duas grandes concepções sobre sensação e percepção: o empirismo e intelectualismo.
No empirismo, sensação é pontual, é independente das outras, cabendo à percepção unificá-las e organizá-las numa síntese, dependendo da presença das qualidades que estão no objetoexterior.
No intelectualismo, sentir e perceber são fenômenos que dependem da capacidade do sujeito de decompor um objeto como um todo, dando-lhe organização e significação (a percepção), depende apenas da atividade do sujeito.
A partir do século XX, a Filosofia chega com novas concepções, mudando o conhecimento sensível: a fenomenologia de Husserl e a psicologia da forma ou teoria de Gestalt.Elas mostram contra o empirismo que não é um reflexo pontual e contra o intelectualismo que não é uma síntese das sensações realizadas pelo pensamento. E contra as duas tradições que não há diferença entre sensação e percepção.
O empirismo e intelectualismo nos mostram que percepção seria atividade que somava ou juntava as partes numa síntese que seria o objeto percebido.
Para a fenomenologia eGestalt, porém, mostram que não há diferença entre sensação e percepção.
Nós sentimos e percebemos formas, ou seja, totalidades estruturadas dotadas de sentido ou significação. Não temos sensações parciais, mas sensações globais de uma forma ou de uma estrutura. Percebemos um todo, mesmo que a figura não esteja completa.
Perceber é diferente de fazer geometria e física. Somos seres corporais. Apercepção é um acontecimento ou uma vivência corporal ou mental. É uma maneira de ter idéias sensíveis ou significações perceptivas.
A percepção é sujeita à uma forma especial de erro: a ilusão. Ela envolve a nossa vida social, pois alguns objetos que não causam terror na nossa sociedade, podem causar em outras.
É uma maneira fundamental de os seres humanos estarem no mundo, que é percebidoqualitativamente, afetivamente e valorativamente.
O percebido é observável, nunca o percebemos por inteiro de uma só vez, ao contrário do pensamento que compreende uma idéia de uma só vez e por inteiro.

Conclusão:

Na filosofia, para a sensação e para a percepção existem quatro teorias que objetivam por explicá-las: o empirismo, intelectualismo, fenomenologia e Gestalt. As duas primeirasdefendem que tem que somar as partes para formar um todo, faz-se uma síntese de sensação e percepção. Na fenomenologia e Gestalt não há diferença entre as duas, que não temos sensações parciais.

MEMÓRIA

A memória, que é uma forma de percepção interna chamada introspecção, uma retrospectiva do presente, do passado e do futuro.
Relata a memória nos tempos antigos onde os gregos e romanosdesenvolveram uma arte chamada eloqüência destinada a criar emoções nos ouvintes por meio do uso belo e eficaz da linguagem. Consideravam o uso da memória indispensável, porque o bom orador relatava longos discursos sem ler e sem se apoiar em anotações, tinham uma valorização muito ampla com a “arte da memória”.
Enquanto nos dias atuais, a nossa sociedade sempre quer o novo, o moderno, o da moda, eacabamos depositando nossa memória nas máquinas “computadores”, o que poupa nossa capacidade de memorizar fatos importantes, tornando-se uma memória artificial.
Os estudiosos não explicam detalhadamente tudo sobre nossa memória, o porquê de termos facilidade de gravar aquilo que nos agrada, nosso tempo de criança, por exemplo, e esquecermos o que não tem importância para o nosso eu, senso comum...
tracking img