Breve historia da psicologia industrial / organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário Psicologia

ALUNOS: EDSON TORRES RA: 01135111
OZÉIAS FERREIRA RA: 01221113
WAGNER SALLES RA: 01057111
TURMA: 2A1 MANHÃ.

Breve História da Psicologia Industrial / Organizacional (I/O)

Primeiros Anos da Psicologia I/O (1900-1916)
Em 1900 A psicologia organizacional não tinha nome, era a conjunção de duas forças:natureza pragmática (fundamentado em estudos) e para melhorar a eficiência da produção.
A primeira força foi baseada em Estudo de W.L. Bryan (1860-1955), sobre como as pessoas que trabalhavam nos telégrafos desenvolveram a habilidade de emitir e receber o código Morse.
Em 1903 W. L. Bryan fez um discurso a APA Associação Psicológica Americana que toca no assunto de que os psicólogos teriam queestudar “atividades e funções concretas, como aparecem na vida cotidiana”.
A segunda força era melhorar a eficiência (Frank e Lillian Gilbreth), a influência da psicologia com interesse aplicado e a preocupação para aumentar a eficácia industrial, foi o ingrediente para o surgimento da psicologia organizacional.

Alguns dos idealizadores da psicologia organizacional:
Frederick Taylor(1856-1915).
Engenheiro cuja primeira atividade profissional a de mestre de uma fábrica em Midvale Still. Em 1884, passara a se ocupar cada vez com experiências destinadas a aumentar a eficiência do trabalho.
Suas atividades como consultor técnico levaram a preferir sempre a experiência e a indução ao método dedutivo e, conseqüentemente, a interessar-se mais pelos métodos e sistemas de racionalização dotrabalho na linha de produção.

Princípios da Administração Científica de Taylor:
Princípio de planejamento: Analisar cientificamente cada tarefa e determinar a melhor forma de realizá-la;
Princípio de preparo dos trabalhadores: Selecionar a melhor pessoa para cada trabalho;
Princípio de controle: Treinar e fornecer incentivos financeiros para os trabalhadores realizarem melhor as tarefas;Princípio da execução: dividir tarefas e responsabilidades; gestores planejam e controlam operários executam.

Frank Gilbreth (1868-1924) e Lillian Gilbreth (1878-1972) – Engenheiros
Pioneiros dos estudos de tempos e movimentos na produção industrial.
Chamaram atenção dos engenheiros para o fator humano na indústria.
Lillian trabalhou também a favor dos direitos civis e da reabilitação deportadores de deficiências.
Ela promoveu junto com seu marido a análise do tempo e movimento como uma técnica para melhorar o desempenho no trabalho.

Walter Dill Scott (1869-1955) – Psicólogo:

Estuda a psicologia aplicada à propaganda e a eficiência no trabalho.

Hugo Müstemberg (1863-1916).
Müstemberg era descrito como “propagandista criativo da psicologia aplicada”.
Aplica princípiosda psicologia experimental, dos estudos de percepção e atenção no trabalho.
Münsterberg fez análises sistemáticas dos processos de trabalho, seleção de pessoal e vendas.

Coca cola (exemplo):
Em 20 de outubro de 1909 agentes do FDA (Food and Drug Admisntration) fizeram uma apreensão de um carregamento de 40 barris e 20 galões de uma substancia que o governo alegava ser venenosa e viciadora oingrediente era a Cafeína.
Se considerado culpado o diretor da empresa Coca cola estaria em sérios apuros como os advogados da empresa perceberam que não tinham nenhuma prova para demonstrar que a quantidade de cafeína não tinha efeitos prejudiciais sobre o comportamento humano, ou sobre os processos do pensamento, então foi contratado o psicólogo Harry Holingwotrh (1880-1956).
Após 40 dias deum programa de pesquisa, rigoroso, intenso e sofisticado, envolvendo aproximadamente 64 mil medidas individuais, os dados foram registrados com base nas funções motoras e mentais com doses diferentes de cafeína, resultado: não foram encontrados efeitos prejudiciais ou declínios significativos no desempenho e a Coca cola veio a ser absolvida.

EUA na Primeira Guerra Mundial (1917-1918)
Em 1917...
tracking img