Dispositivo diferencial residual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
dispositivo diferencial residual

SEMINáRIO
INTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Dispositivo Diferencial Residual

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA PROFESSOR : DAVIDSON
Claiton Barbosa, Daniel Castro, Deivison Jesus, Douglas Batista Fabio França, Gustavo Henrique, Paulo Helvio, Victor De Souza

Resumo ( A grande quantidade de incidentes gerados no sistema elétrico cominacom novos procedimentos e dispositivos que permitem o uso seguro e adequado da eletricidade reduzindo o perigo as pessoas e ao patrimônio. As correntes de fuga provocam riscos às pessoas, o aumento de consumo de energia e o aquecimento indevido, podendo ate gerar incêndios. O Interruptor Diferencial Residual (DR) ou Disjunto DR podem monitorar e interromper esses efeitos de fuga a terra garantindouma proteção. A Norma Brasileira de Instalação Elétrica faz obrigatório o uso de DR devido à relevância dessa proteção. Nesse sentido, o presente trabalho engloba uma análise sobre o dispositivo DR.

Palavras-chaves ( eletricidade, diferencial residual, incêndio, norma brasileira.

Introdução

A eletricidade é uma fonte de perigo, podendo causar a morte de pessoas e incêndios se não foremtomados cuidados especiais na instalação elétrica, mesmo quando utilizada em “baixas tensões”, como por exemplo, as de 110 volts. Portanto, para prevenir acidentes, toda instalação deve conter um sistema de proteção com dispositivos DR.
O Dispositivo de Proteção à Corrente Diferencial Residual é um dispositivo para interrupção do circuito elétrico de ação rápida que resguarda pessoas epatrimônio contra resultados nocivos causados por choques elétricos por meio da detecção de corrente de fuga e desligamento imediato do circuito.

Choque elétrico é o conjunto das alterações que acontecem no organismo, quando este é exposto à eletricidade, sendo causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer; já a designação corrente de fuga é a dada correntede condução que devido à isolação imperfeita, percorre o caminho diferente do previsto (FUNDACENTRO, 2001).

O Principio do Funcionamento

Seu princípio de funcionamento é bastante simples. Numa fração de segundos, o dispositivo desliga a energia elétrica do equipamento.
O DR atua em função do campo magnético resultante da circulação da corrente pelos condutores de alimentação dos circuitoselétrico. Em condições normais esse campo magnético é praticamente nulo. Existem correntes de fuga naturais não relevantes.
Quando o somatório vetorial das correntes que passam pelos condutores ativos no núcleo toroidal for diferente de zero ira induzir uma corrente residual que provocara, por eletromagnetismo, o disparo do Dispositivo DR, interrompendo assim o circuito monitorado pelo DR, desdeque a fuga atinja a zona de disparo do Dispositivo DR.

[pic]
Figura 1 (Fonte: Siemens Ltda.)

O DR dispõe de um botão de teste, ao ser acionado gera a circulação de uma corrente por fora dos condutores que passam dentro do núcleo toroidal, simulando realisticamente uma fuga consequentemente a verificação do sistema de desligamento do próprio DR.

Finalidade

Utiliza-se o DR para proteçãohumana contra choque elétrico. Estudos determinaram os efeitos produzidos no ser humano quando correntes elétricas de diferentes valores circulam pelo corpo, em intervalos de tempo diferentes (Figura 2).
Os dispositivos DR de corrente nominal residual (IΔn) ate 30mA são indicados para a proteção das pessoas. Acima deste valor pode causar danos à saúde, como parada cardíaca, parada respiratória,contrações musculares e fibrilação cardíaca.
Por contato direto: a pessoa toca um condutor eletricamente carregado que esta funcionando normalmente.
Por contato indireto: a pessoa toca algo que normalmente não conduz eletricidade, mas que se transformou em um condutor acidentalmente. (Manual e Catálogo do eletricista).

O emprego do DR para proteção patrimonial contra incêndios. Devido ao...
tracking img