O ser e sua filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE DIREITO
DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO E FILOSOFIA DO DIREITO
-------------------------------------------------
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA DO DIREITO

O SER

Vitória da Rosa Pinheiro
205719
Turma B
Professor: Dr. Cezar Saldanha de Souza Junior
24/10/2012

Sumário: 1. O Ser 2. Potencia e Ato 3. Essencia e Existencia 4.Matéria e Forma 5. Os Universais 6. Substancia e Acidentes 7. Categorias 8. O Indivíduo 9. Os Transcendentais 10. Ser Real e Ser da Razão 11. O Principio de Razão do Ser 12. As Causas Intrínsecas 13. A Causa Eficiente 14. A Causa Final 15. As Causas Acidentais

AS DIVISÕES DO SER

O Ser

1-O SER
Na definição do que é o ser há uma dificuldade insuperável quando se trada dedefini-lo. Sendo a noção de ser primaria e absoluta, é a mais geral de todas e envolve todas as outras na sua extensão. É a primeira que o nosso espírito apreende nos objetos que considera não claramente. Não há como defini-lo sem que ele nela entre, seja implícita ou explicitamente. Ser, portanto, é tudo aquilo a que compete existir. Isto, qualquer que seja a forma de existência de que se trata;porque não deve esquecer-se a analogia do ser que já falei, e que nos diz que a noção de ser se encontra realizada, nas diversas coisas, segundo maneiras fundamentalmente diversas.

2-POTÊNCIA E ATO
A noção do ser, tal como a nossa inteligência a forma ao contacto da realidade, não pode ser estática. Vivemos num Universo de evoulçao, de mudanças, onde, da destruição, nascem outras coisas. Apotência e ato, portanto, é a relação entre o ser e o devir: Não há conceito real de ser sem levar em consideração a evolução, o devir. Sendo, portanto, conceitos falsos. Ainda assim, para nós, não há conceito que pareça mais imutável do que o de ser. Baseando-se nisso, os eleatas reduzem toda mudança a uma aparência; e os jônios negavam o ser, baseando-se apenas nas coisas. Eram soluçõessimplistas. Aristóteles resolveu esse problema. Em cada coisa devemos considerar, além daquilo que ela é efetivamente em um certo momento, tudo o que pode vir a ser sem se negar a si mesma. Ou seja, além da existência do fato, a possibilidade real de existência – ato e potência.A potência não é um não-ser que pode vir a ser.

3-ESSÊNCIA E EXISTÊNCIA
O que um ser é, em ato ou em potência, dependedaquilo que o caracteriza como ser, do que o especifica, do tipo de ser que nele se realiza; em uma palavra, sua essência. A essência que determina o que o ser é não precisa necessariamente existir. Por exemplo, a essência do triângulo é que ele seja um polígono com três lados, mas isso não quer dizer que um triângulo, de fato, exista. Vê-se, por isso, que há uma relação entre essência e existênciaassim como há entre potência e ato: a essência é uma forma possível de existência; existe em potência; a existência é o seu ato. Diferem-se, também, dois tipos de essências: a real e a abstrata.

4-MATÉRIA E FORMA
Entre esses dois também há relação de potência e ato. A matéria é o corpo em potência; recebida a forma, é o corpo em ato. Matéria e forma são elementos constitutivos do ser, e há,entre elas, mais do que união: há unidade essencial. A matéria, por si mesma, pode ser tudo, mas não é nada, e a forma material, sem a matéria, não pode existir realmente. Visto que aquilo que, para um ser, serve de matéria, é constituído por sua vez de uma forma de um elemento material, chegaremos a uma matéria sem forma, uma matéria-prima, sendo ela pura potência. Ela só é conhecida indiretamente,como substrato das coisas, em que existe informada, isto é, determinada pela forma. Os termos forma e matéria têm valor relativo. A muralha da China é um exemplo, visto que é constituída pelas pedras do Mah-Jong, que são a sua matéria; estas, por sua vez, são feitas de bambu, ou de marfim, ou doutra matéria, a que se deu a forma determinada, e assim por diante.

5-OS UNIVERSAIS
Aplicação À...
tracking img