Filosofia de hume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A filosofia de Hume tem como referência tanto o empirismo de Locke como o idealismo de Berkeley. Ele tenta reduzir os princípios racionais, a associações de ideias que o hábito e a repetição vãofortalecendo. Tal é, por exemplo, o caso do princípio de causalidade. Faz dele uma lei sobre as coisas, quando na realidade não expressa mais que uma coisa que nós esperamos, uma necessidade completamentesubjetiva desenvolvida pelo hábito. 
Para analisar a relação de causa e efeito Hume considera tanto o âmbito da realidade quando o âmbito da mente humana. Os raciocínios a respeito da realidade sebaseiam na relaçao de causa e efeito e o conhecimento dessa relação não é, em nenhum caso, alcançado por meio de raciocínios a priori, mas sim inteiramente da experiência, podemos afirmar que paracompreender essa relação é necessário observar à nossa volta para encontrar alguma coisa que seja a causa de outra, ou seja, um evento como decorrência de outro.
Partindo do princípio de que os nossosraciocínios seguem a relação de causa e efeito, sugerimos que o efeito é seguido da causa, porém, sabendo que todo efeito é um evento distinto da causa (e não podemos descobri-lo nela), não podemosdeterminar qualquer evento particular ou inferir alguma causa ou efeito sem a ajuda da observação e da experiência. Nenhum objeto jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos sentidos, tanto ascausas que os produzirão como os efeitos que surgiram dele. Hume reforça assim sua visão empirista acerca do conhecimento, desse modo qualquer conhecimento de causa e efeito a priori é pura invenção ouimaginação arbitraria.
O conhecimento das causas é indispensável, já que essa relação é a que possui maior força entre todas, além de ser a mais instrutiva, esse conhecimento é o único que nos capacitaa controlar eventos e governar o futuro. Vale a pena ressaltar que esperamos que causas que parecem semelhantes tenham efeitos semelhantes, é este o resultado que chegamos através das conclusões...
tracking img