Filosofia de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
me
CULTURA E FILOSOFIA DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM

1 - Cultura e filosofia organizacional

Ao falar sobre a Teoria do Desenvolvimento Organizacional, originados de um conjunto de idéias a respeito dos homens, da organização e do ambiente, que apontavam para o crescimento e desenvolvimento das organizações, CHIAVENATO (1983) aborda o Termo “cultura organizacional” como um dos conceitosintimamente relacionados com a mudança, necessário do desenvolvimento da instituição.
Para este autor, a cultura organizacional traduz as crenças, os valores, o modelo de vida e a forma aceita de interação e relacionamento de determinada organização. Assim cada organização é um sistema complexo e humano que possui uma cultura própria, que determina o sistema de informações e os procedimentos detrabalho. Além disso ele apresenta a idéia de que para ocorrer a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento é necessário que exista a renovação e a mudança de cultura organizacional.
MARQUIS e HUSTON (1999) conceituam a Cultura Organizacional como “o total de crenças, história, tabus, relações formais e informais e padrões de comunicação de uma organização”. Comentam que os departamentos eunidades da organização possuem a sua cultura, que podem ou não estar em consonância com a cultura organizacional.
Ao analisarem esta questão, comparam as conseqüências das culturas consoantes e dissonantes.
Quando a cultura organizacional é consoante com a das unidades ocorre a presença de espírito coletivo, interação entre chefia e funcionário, metas profissionais e organizacionais semelhantes,cooperação entre as unidades, sistema formal e informal para solução dos conflitos, todos buscam as mesmas metas.
Por outro lado, quando são dissonantes, acontece o descompasso entre as metas individuais e organizacionais, pouca representatividade dos funcionários nos comitês, pouca participação do pessoal nas decisões, espírito de competição, poucas interações entre chefe e funcionários e duplospadrões de comportamento.


Clima organizacional


MARQUES & HUSTON (1999) comentam que a cultura organizacional não deve ser confundida com o clima organizacional, pois podem ser diferentes. “O clima organizacional é a maneira como os funcionários percebem a organização”.
GLEN apud CHISVENATO (1983) diz que o clima organizacional “constitui o meio intenso da organização” eque ele é percebido de modo diferente por diferentes pessoas, uma vez que o grau de sensibilidade varia de indivíduo para indivíduo e, além disso o que é negativo para um pode ser positivo para outro.
Para CHISVENATO (1983) o clima organizacional é resultado dos aspectos formais e informais referentes às relações interpessoais, à estrutura, às formas de controle e às regras e normas dedeterminada organização.
Considerando estas colocações, acerca do clima organizacional podemos dizer que ele pode ser considerado propício ou favorável ou impróprio ou desfavorável ao crescimento e ao desenvolvimento. Podemos dizer também que, dentro de uma mesma empresa podem ocorrer ao mesmo tempo as duas situações, uma vez em suas diferentes unidades podem variar a influência das relações informais ograu de envolvimento, de satisfação e de motivação dos funcionários.
Assim, o clima organizacional pode facilitar ou dificultar a ação dos lideres na busca do desenvolvimento da instituição.


3 Filosofia do Serviço de Enfermagem


Ao analisar a questão da filosofia no serviço de enfermagem, CUNHA (1991) faz uma excelente abordagem sobre o significado do termo filosofia. Diz que o homemprocura razões e motivos para existência das coisas e consequentemente atribui valores e crenças que passam a interferir na sua forma de pensar e de agir.
Comenta ainda que as convicções do homem são influenciadas por numerosos fatos , sentimentos, necessidades e ações, bem como, pela realidade social na qual existe. Por isto, ao analisar filosoficamente suas questões considera não somente os...
tracking img