Teoria de wanda horta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As Teorias de Enfermagem são ferramentas que nos possibilitam realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem, servindo de referência para os profissionais que buscam um modelo de assistência de enfermagem que atenda sua clientela tanto na filosofia do serviço prestado como no local onde este será desenvolvido, iluminando assim os passos do processo de enfermagem.
São váriasas teorias que têm contribuído na assistência ou no processo de cuidar, guiando – nos ao aprimoramento de nossas práticas, porém aqui nos deteremos à Teoria das Necessidades Humanas Básicas, de Wanda de Aguiar Horta.
Esta teoria apóia e engloba as leis gerais, regidas pelos fenômenos universais, tais como: a lei do equilíbrio (homeostase ou hemodinâmica), que refere que todo o universo se mantémpor processos de equilíbrio dinâmico entre os seus seres; a lei da adaptação: onde todos os seres do universo interagem com seu meio externo buscando sempre formas de ajustamento para se manterem em equilíbrio; e a lei do holístico, que propõe que o universo é um todo, o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo não é mera soma das partes constituintes de cada ser.
No Brasil asistematização da assistência de enfermagem começam com os estudos da Drª. Wanda Horta, e graças a eles conquistamos um modelo operacional do processo de enfermagem.
O modelo conceitual elaborado por Horta se fundamenta na Teoria da Motivação Humana de Maslow, que tem como base o conceito de hierarquia das necessidades que influenciam o comportamento humano que é uma teoria em que os enfermeiros podemutilizar, ao proporcionarem os cuidados de enfermagem. Conforme essa teoria, certas necessidades humanas são mais básicas do que outras, ou seja, algumas necessidades devem ser atendidas antes de outras.
São necessidades humanas básicas :alimento, água, segurança e amor, necessários para a sobrevivência e a saúde.
A hierarquia das necessidades humanas organiza as necessidades básicas em cinconíveis de prioridade. O nível mais básico, ou o primeiro, inclui as necessidades fisiológicas, tais como ar, água e alimento. O segundo nível inclui as necessidades de segurança e proteção, compreendendo a segurança física e psicológica. O terceiro nível contém as necessidades de amor e gregarismo, incluindo a amizade, as relações sociais e o amor sexual. O quarto nível engloba as necessidades deauto-estima, que envolvem a autoconfiança, a utilidade, o propósito e autovalorização. O último nível é a necessidade de auto-realização, o estado de alcance pleno do potencial e da habilidade para resolver problemas e lidar realisticamente com as situações de vida. De acordo com essa teoria, a pessoa cujas necessidades estão totalmente atendidas é sadia e a pessoa com uma ou mais necessidades nãoatendidas está em risco para doença ou pode não ser sadia em uma ou mais dimensões humanas.
Horta correlaciona os conceitos ser humano, enfermagem e ambiente, onde estes interagem com o universo dinâmico,hora equilibrado, hora desequilibrado no tempo e espaço.
São essas necessidades básicas que deverão ser supridas por pessoas habilitadas, e a enfermagem é uma delas, quando o cliente apresentarlimitações sobre suas necessidades pelo seu próprio saber.

TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS

A enfermagem é um serviço prestado ao ser humano
* E sendo o ser humano parte integrante do universo dinâmico, está sujeito as leis que o regem;
* O ser humano está em constante interação com o universo, dando e recebendo energia;
* A dinâmica do universo provoca mudanças que olevam a estados de equilíbrio e desequilíbrio no tempo e no espaço.

Disso resulta que:

1. O ser humano estará em constantes mudanças, alternando seu estado em estado de equilíbrio e desequilíbrio;
O ser humano se distingue dos demais seres do universo pelo seu poder de reflexão, o que o torna um ser único, autêntico e individual;
Por suas características, o ser humano é agente de...
tracking img