Filosofia da mente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A natureza da mente

A filosofia da mente investiga questões como as seguintes:

A mente é uma coleção de pensamentos e sentimentos particulares ou é uma entidade superior aos mesmos?
Se a mentefor uma entidade, ela é uma entidade física?
Qual a relação entre a mente e o corpo?
[editar]Eventos mentais

Suponha que a mente não seja algum tipo de substância misteriosa, a qual não pode serobservada pelos nossos sentidos, mas, ao invés disso, que só haja eventos mentais. Ainda poderíamos investigar a relação entre a mente e o corpo como se fosse a relação entre eventos mentais eeventos físicos. A partir dessa suposição, a filosofia da mente perguntaria:

Eventos mentais são idênticos a eventos físicos?
Se ao menos em parte sim, então eventos mentais são explicáveis como eventosfísicos.
Se não, então eventos físicos não explicam eventos mentais.
[editar]Propriedades mentais

Estados mentais são propriedades mentais. Em relação a essas, a filosofia da mente pergunta:O fenômeno mental que chamamos de dor, por exemplo, é apenas a enervação de certas fibras cerebrais?
Para uma resposta não veja o que Saul Kripke diz sobre o dualismo mente-corpo.
O argumento damúltipla realizabilidade também responde que não. Atribuímos dores a animais que têm sistemas neurofisiológicos muito distintos do nosso. Assim, propriedades físicas muito diferentes levam ao mesmo tipode estado mental. Logo, não é preciso que se dê certo tipo de enervação cerebral para haver um fenômeno mental.
[editar]Reducionismo

Identificar a mente com entidades ou propriedades físicas é umaforma direta de materialismo, assim como alegar que a psicologia é redutível à biologia e, finalmente, à física.

Se for mostrado que todos os eventos mentais ou psicológicos são redutíveis àneurofisiologia, e, por sua vez, que a neurofisiologia é redutível (talvez através da química) à física, então será mostrado que a mente não é nada acima ou além daquilo que é físico ou corpóreo.

A...
tracking img