Filosofia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp/Niterói-RJ – Serviço Social – Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Atividades Complementares
Nome: William Santana Soares RA: 5513119673
Nome: Cristiane Santana Da Silva RA: 5560125287
Nome: Angelica Ferreira Pestana RA: 5534966682
Nome: Atalita Silva Da Cruz Veiga RA: 5319987001
Nome:Christiane Candida De Brito RA: 5560122520
Prof. Potiguarara AcácioPereira
Tutor à Distância
Niterói – RJ
17/09/2012
1º RELATÓRIO PARCIAL – ETAPA 1 (PASSO 2)
Encontramos muitas dificuldades para responder estas questões muitos com opiniões e definições diferentes, realmente discutir em grupo não é fácil.
A que mais gerou polemica dizer se o bem estar pessoal e coletivo também são sinônimos de vida cidadã gerou um debate e tanto; para alguns o fato do individuoter boas condições de vida em geral faz dele uma boa pessoa, o faz pensar que este individuo ajudará a sociedade ou mesmo o mais próximo,já para outros isso não interfere em nada pois a maioria das pessoas com ótimas condições financeiras pensam em si próprios somente ,é claro que há casos e casos.
Mas enfim foi uma ótima experiência pensar sozinho é muito mais fácil do que pensar em grupo, apesarde serem perguntas de fácil resposta mas que não as acha em sites cada integrante tem sua maneira de pensar o que gerou conflitos mas que no final tivemos uma resposta conjunta clara e objetiva para cada pergunta.
Trabalhando em equipe, aprendemos a ouvir e se posicionar é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. Por meio dessa prática, se relacionamos de modo diferente com osaber. É um momento de troca, onde se deparamos com diferentes percepções. No início do século XX, atribuíram um papel preponderante às relações interpessoais no processo de aquisição do conhecimento. "Ao longo do século passado, pensadores como Piaget[->0], Vigotsky[->1] e Paulo Freire[->2] mostraram que a aprendizagem depende de uma ação de mão dupla. E essa interação não se resolve pela merapassividade", diz Luis Carlos de Menezes, educador da Universidade de São Paulo. Trabalhando em equipe, exercitamos uma série de habilidades. Ao mesmo tempo em que estuda o conteúdo, aprendemos a escolher, a avaliar e a decidir. Nesse tipo de tarefa, treina-se a capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes. Cada atividade tem um objetivo distinto. O trabalho em grupo, por sua vez, é maisadequado quando a temática é abrangente, o que exige divisão de tarefas.
2º RELATÓRIO PARCIAL – ETAPA 1 - ( PASSO 4)
Todas as formas de violências contra as mulheres, crianças e adolescentes são violações dos direitos humanos fundamentais, tais como previstos em vários dispositivos legais. Ainda assim, mulheres e crianças são as principais vítimas da violência familiar e doméstica.
Na atualidade,são identificadas várias formas, podendo-se falar em violências, no plural. Algumas delas: violência doméstica, violência familiar, violência urbana, violência comunitária, violência institucional, violência social, violência política, violência revolucionária, violência simbólica, violência de gênero e violência estrutural. São alguns dentre muitos outros termos utilizados para denominar umaverdadeira barbárie que, desde os tempos imemoriais, ocorre no seio das famílias, seja de forma explícita ou velada.
Esse tipo de violência ocorre geralmente contra as mulheres, podendo também atingir crianças, idosos e por vezes homens, e está, na maioria das vezes, ligada ao consumo de álcool, drogas, ao desemprego e às baixas condições de subsistência, o que de forma alguma pode ser colocado comoregra, pois os números mostram que este problema acontece também nas famílias das classes mais altas.
As pessoas que sofrem tais violências, na maioria das vezes, demoram muito ou chegam a nunca solicitar ajuda. As razões para isso podem ser várias. Acaba-se levando em conta a situação financeira, onde a pessoa vitimada define-se como incapacitada ou incapaz de prosseguir com sua vida longe do...
tracking img