Filmes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Contestado – UnC
Curso: Ciências Sociais
Disciplina: Teorias do Desenvolvimento
Professor: Dr. Valdir Roque Dallabrida
Acadêmica: Elisete Moissa Reinert


1.3.3 A Contribuição deKeynes no debate sobre crescimento econômico, desenvolvimento e o papel do Estado na economia
DALLABRIDA,Valdir Roque

MARX, KEYNES[1] & POLANYI E A ECONOMIA DESREGRADA
Três Contribuições Críticas aoMercado Auto-regulado
José Rubens Damas Garlipp

Keynes[2] questiona as ideias de pensadores clássicos da economia, melhor que ‘a mão invisível’( oferta e a procura), quais são supostos mecanismosautorreguladores do capitalismo não eram suficientes para manter a economia nos trilhos. Muitos economistas não acreditavam que a teoria keynesiana tenha sido algo inovador, muito menos que elatenha conseguido elaborar uma teoria geral diferente da Escola onde foi formado, a Neoclássica.
Keynes 1930, aprofundou sua analise no funcionamento da economia, devido a crise no fim da segundaguerra mundial , seu propósito era de recuperar tal economia, que tinha sustentação no Estado de bem - estar social. No que diz respeito aos alicerces da riqueza capitalista, Keynes ofereceu uma saídapara a crise vivenciada. Portanto, Keynes apresentou uma teoria que rompia totalmente com a ideia liberalista do ‘Laissez-Faire’(deixa fazer) , afirmando que o Estado deveria sim interferir nasociedade, melhor, na economia, indicando por meio de sinais de crise que o Estado deveria ajudar a manter a economia aquecida dentro do mercado capitalista .
Portanto, sua teoria defende que o cicloeconômico não é regulador, e que a economia não é capaz de alcançar níveis ótimos de produção e emprego sem a intervenção do Estado (pensamento semelhante do liberalismo defendido por Adam Smith).Keynes nunca defendeu a estatização da economia, mas a participação ativa do Estado nesse setor.
Crítica:Sua teoria, ou sua análise era de curto prazo, não descrevendo a trajetória econômica a longo...
tracking img