Filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A visão do negro no filme “Homens de honra”
1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objeto de estudo a ideologia cultura, exposta no filme “Homens de honra”. Pretende observar os elementos da cultura de massa existentes no filme, principalmente levando-se em conta deste ser produção elaborada para o mercado americano cujos traços do preconceito contra os negros ainda se mantém presente,apesar das noções de liberdade e igualdade pregadas.
Busca observar a ideologia constante no filme, que seria conforme Eagleton (1997) processo de produção de significados da vida real, corpo de idéias de determinado grupo ou classe social, idéias estas falsas ou não, mas possivelmente úteis a determinado grupo ou classe. Em outro conceito, exposto por Hartley (2001) procura-se a ideologia, que seriaas idéias conforme os interesses das classes, ou dos governantes, agindo como um discurso não percebido claramente, mas que traz significações e representações para uma classe.
A ideologia seria a raiz cultural da produção, as visões de mundo impressas no filme, às crenças formais e conscientes de uma classe, seus princípios ou posições teóricas gerais, dogmas, ou visões de mundo entre outrasposições, pois de acordo com Kellner (2001) o cinema enquanto instrumento da mídia, é repleto de ideologias onde se transmite idéias, conceitos de poder, com modelos de condições sociais, ou padrões culturais que acabam por influenciar a opinião do espectador.
Analisando a ideologia, a cultura de mídia procura atrair com temas do gosto do público, daí tendo cada texto dos filmes criados para ocinema, discursos, posições e noções ideológicas, com construção de imagens para um fim que é o lucro, mas que nem por isso deixa de passar uma idéia, a representação daquilo que é ideológico.
Portanto, seja um filme conservador ou não, preso em conceitos ultrapassados, ou totalmente novos de ver o mundo e as relações humanas, independente do tema, traz uma ideologia que é vendida. A ideologia dopensamento americano conservador ou liberal é exposta no cinema e pessoas do mundo todo, por exemplo, sofrem uma invasão cultural não armada, com uma cultura de massa onde o cinema de Hollywood traz um processo americanizado de língua, costumes, padrões morais, entre outros, que sem querer tornam-se parte das idéias daqueles expostos a indústria da cultura americana, ou que pelo menos fazem com queestes tomem conhecimento de outra cultura.
Este artigo, portanto, se justifica por trazer estudo de um dos elementos da cultura da mídia, da cultura de massa, que conforme Kellner (2001) vem substituindo outras formas de cultura, como aquela firmada em livros, requerendo instrumentos e formação úteis para que as pessoas sejam capazes de decodificar aquilo que esta por traz do que é transmitido.Nas produções pode haver um modelo, um valor, pensamento, comportamento, entre outros elementos ideológicos e culturais, que são absorvidos, fazendo uma espécie de reordenamento de percepções, com novos modos de experiência e subjetividade.
A observação da ideologia da cultura de mídia presente no cinema é importante, uma vez que de acordo com Figueiredo (2001) o cinema com o passar do tempo setornou, não apenas uma forma de expressão da sétima arte, com avanços vistos em suas técnicas e saberes gerais, mas também se tornou o maior instrumento de captação ideológica dos povos. O cinema e os filmes se transformaram em parte do imaginário das pessoas, entrando em seu inconsciente.
Estudar a ideologia constante em cada produção é observar como Hollywood criou mitos, exportando-os paratoda a parte, com arquétipos profundos da psique americana, que hoje vem se aproveitando de uma safra de heróis negros, mesmo que ainda muitas produções os utilizem em papéis, onde se leva em conta sua condição negra.
É importante estudar um filme que discute o preconceito na sociedade americana. Este filme traz um conteúdo não de um diretor branco, retratando a vida de um negro, mas sim de um...
tracking img