Pre projeto enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALFA - FACULDADE DE ALMENARA







Á AMAMENTAÇÃO APÓS O PARTO









ALMENARA - MG
2011
ALFA - FACULDADE DE ALMENARA






Á AMAMENTAÇÃO APÓS O PARTO



Pré projeto apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade ALFA solicitada pelo Professor -------------------------------------------,como requisito parcial para conclusão do curso deEnfermagem.



ALMENARA - MG
2011
1 INTRODUÇÃO

O presente projeto aborda sobre a participação do enfermeiro na promoção do aleitamento materno como uma estratégia chave para a sobrevivência da criança. Tornando-se importante quer nos países desenvolvidos quer nos países em desenvolvimento, como refere Castro (2006), o leite materno é um patrimônio de alto valor biológico que deve ser promovido,protegido e apoiado por todos.
Os benefícios do colostro são conhecidos há muito tempo e hoje estão muito estudados. Novak et al (2001) realizaram um estudo com o objetivo de saber se o colostro humano é uma fonte natural de pro bióticos, então estes seriam transmitidos da mãe para o filho durante a amamentação. concluíram que o colostro apresenta uma flora microbiana rica em bactérias lácticasque poderiam funcionar como pro bióticos, se forem fornecidos aos bebês nos primeiros dias pós-parto. Segundo os autores supracitados há estudos que mostram que pro bióticos específicos, como as bactérias produtoras de ácido láctico, podem aliviar ou prevenir alterações e reduzir riscos de doenças intestinais.
Esse trabalho tem como objetivo esclarecer tanto os profissionais da área de saúde comoa comunidade de modo geral a importância da amamentação logo após o parto.
A metodologia utilizada baseia-se em informações extraídas de bibliografias e artigos recentes publicados em revistas atuais e com um bom qualis, que tratam dos cuidados (tratamentos ou terapias), tratando-se de um estudo qualitativo com natureza descritiva.

2. OBJETO

A importância do aleitamento materno tem sidointernacionalmente enfatizada em diversos documentos da Organização Mundial de Saúde (OMS) que recomendam o aleitamento materno exclusivo por seis meses de vida. Baseados nessas evidências científicas dos benefícios do aleitamento materno exclusivo, muitos países, dentre eles o Brasil, assumiram oficialmente a recomendação de alimentos complementares após os seis meses de idade.
De acordo com aOrganização Mundial de Saúde (OMS), foi considerado aleitamento materno, o processo pelo qual o lactente recebe leite materno independentemente de consumir outros alimentos, e aleitamento materno exclusivo o processo em que o bebê recebe leite materno de sua mãe ou nutriz ou leite materno extraído, sem receber nenhum outro líquido ou sólido, exceto vitaminas, complementos minerais ou medicamentos.A interrupção precoce do aleitamento materno foi definida como a interrupção da amamentação antes dos quatro meses de vida do lactente.
É de fundamental relevância estar desenvolvendo para essas mulheres, um programa que incentiva e esclarece sobre o aleitamento materno, pois uma mãe e familiares bem orientados são certeza de uma criança saudável e com o seu desenvolvimento adequado para a suaidade.
Ao introduzir outra alimentação complementar que não seja o leite materno pode-se caracterizar um elevado risco de alimentos contaminados pela administração inadequada, favorecendo assim a ocorrência de doenças diarréicas e desnutrição. A atuação do enfermeiro nesse período de orientação a mãe, é de fundamental importância.
O leite materno é importante para prevenir os agravosnutricionais ao crescimento e desenvolvimento da criança, resultantes da administração de alimentos complementares demasiadamente diluídos ou concentrados. É importante como uma fonte de economia para a família, e quando exclusivo, também previne a desnutrição e o desmame precoce.
DINIZ, (2003) relata que a proteção do leite materno para o bebê contra diarréias pode diminuir quando a criança recebe,...
tracking img