Filme O Informante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Crie uma relação entre as situações apresentadas no filme, e as regras do Código de Ética dos Jornalistas;

No filme, baseado em fatos reais, Lowell Bergman é produtor do programa 60 Minutes, da CBS, rede de TV norte americana, que tenta convencer e compromete-se a ajudar o ex-CEO de uma grande companhia de tabaco (Jeffrey Wigand) a divulgar dados sigilosos sobre o conteúdo da fabricação decigarros. O detalhe é que há um contrato de confidencialidade assinado entre Wigand e a companhia. Quando a entrevista, apesar das limitações, é gravada, é impedida de ir ao por decisões empresariais e políticas da CBS, o que decepciona o cientista, que já havia sido exposto e corria riscos.
Bergmann passa então a lutar para mudar esta decisão da emissora, defendendo sua fonte, que se arriscouao contar o que sabia sobre as companhias de cigarros. As revelações de Wigand e o pacto de silêncio são denunciados por Bergman em outros veículos.
Podemos fazer algumas reflexões a cerca do Jornalismo tendo como base esse enredo. Primeiramente, a relação fonte – jornalista, que será tratada na questão 3. Já quanto à ética jornalística, o assunto será tratado na questão 2. Por fim, há o conceitode a mídia ser o quarto poder (ou contra poder) da sociedade vai caindo quando decisões empresariais se sobrepõem a decisões editoriais das mídias.
No cenário capitalista, há dificuldades para manter o jornalismo longe dos interesses das grandes empresas e perto dos interesses da sociedade. A narrativa do filme retrata fatos do cotidiano, em que se passou, de acordo com os interesses,primeiramente da indústria do tabaco e, depois, dos grandes grupos de Comunicação, a manipular e distorcer a realidade dos fatos para benefício próprio. O controle comercial da mídia define o que será noticiado ou não. Nesse ponto, vale aqui lembrar que a matéria prima do Jornalismo não é a notícia, mas a sim a verdade dos fatos e a relevância social que ela tem. Conforme o artigo sétimo do Código de Éticados Jornalistas Brasileiros, “o jornalista não pode submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação”, como interesses financeiros.
As liberdades de expressão, pensamento e imprensa são asseguradas pela Constituição. Além dela, o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, queabrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. Daí a não aceitação da seleção de notícias publicadas, sendo de grande da sociedade, principalmente por conta de critérios econômicos. O Código diz ainda que a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e a sua censura são delitos contra a população e devem ser denunciadas, e, se necessário,garantido o sigilo do denunciante.


2. Classifique como Ética, ou não Ética, a atitude do jornalista interpretado pelo ator Al Pacino, no filme;

Considero ética a atitude do personagem de Al Pacino, uma vez que tomou o personagem de Russel Crowe como sua fonte e prometeu tornar pública sua história. Claro que ele, se analisarmos friamente, não considerou jamais a possibilidade de a entrevistanão ser veiculada – pois ele era o produtor de tão renomado programa e, assim, teria certa autoridade e poder de decisão – e, portanto, deu falsas garantias ao personagem doutor e o seduziu para que desse o depoimento. O ato de convencimento apelou para o lado emocional e tirou vantagem de um estado de fragilidade, o que pode ser considerado antiético; a pressão para a revelação foi feita mesmosabendo que o informante poderia ter problemas tanto judiciais quanto pessoais.
Contudo, com o desenrolar do enredo, considerei, num balanço total, que o personagem de Al Pacino foi ético – talvez fosse mais correto dizer que ele foi mais ético do que antiético – pois, apesar os problemas surgidos, ele tentou de tudo para que a história de sua fonte fosse sim divulgada, o que era o desejo do...
tracking img