Resenha Filme O informante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Uniritter - Faculdade de Comunicação Social / Jornalismo 2015/1
Jornalismo Investigativo - Aluna: Rebeca Rabel

Resenha sobre o filme “O informante”

O filme conta a história de um ex-cientista dealto cargo, que trabalhava em uma das maiores fábricas de tabacos dos anos 90 nos Estados Unidos. Onde foi convencido por um jornalista/produtor da emissora CBS, a ceder uma entrevista exclusiva parao famoso noticiário 60 minutos e quebrar o contrato de sigilo com a antiga empresa. Nessa época o cigarro estava em alta, pois havia uma grande repercussão da mídia publicitária em cima do assunto.O jornalista Lowell recebe anonimamente um material sobre um caso de incêndio envolvendo a indústria de tabaco, e resolve realizar uma matéria de denúncia contra a empresa. Após convencer oex-cientista Jeffrey a ser seu informante, Lowell lhe pede para contar tudo o que sabia a respeito do assunto, pois a empresa manipulava as informações sobre os malefícios do cigarro para a sociedade.

Após agravação da entrevista, a empresa de cigarros Brown & Williamson começa então a vasculhar todo o passado de Jeffrey, afim de lhe prejudicar e denegrir sua imagem para que ninguém acreditasse nasinformações da matéria que iria ao ar. A empresa fez de tudo para que sua vida fosse um inferno, desde de ameaças até o afastamento da própria família. Porém o ex-cientista nunca pensou que depois de tudo oque passou, a produção do programa decidiria não veicular a entrevista por questões de ética, já que o entrevistado já havia um contrato de sigilo.

Lowell, o deixou quieto e fez de tudo para que aCBS veiculasse a notícia, afinal, pelo que eles estavam trabalhando ali? Pela verdade, porém sem sucesso e não satisfeito o jornalista não aceitou as condições da empresa de mascarar um grande problemae tenta de qualquer forma veicular a versão na íntegra do programa ao ar. Mas para isso ocorrer, Lowell acaba se tornando também um “informante”, onde denuncia para outra mídia o acordo de silêncio...
tracking img